Wi-Fi gratuito é porta aberta para quebra de privacidade de informações, alerta executivo da Horizons

5 de outubro de 2017


Conexões de internet gratuitas favorecem a intercepção

de segredos comerciais, dados financeiros e distribuição de malwares

 

Cerca de 90% dos brasileiros usam as redes públicas para acessar e-mails, internet banking, e-commerce e outros aplicativos que pedem dados pessoais como requisito para navegar. O cenário aparece no relatório Norton Wi-Fi Risk Report deste ano, encomendado por uma empresa de tecnologia. No Brasil, cresce rapidamente a oferta a Wi-Fi grátis em vários pontos comerciais. Hoje é possível acessar as redes móveis de uma simples padaria, a hotéis, restaurantes, aeroportos, livrarias, shopping centers e postos de gasolina. Apesar da facilidade e gratuidade, o internauta corre riscos de ter suas informações roubadas por hackers ao utilizar conexões inseguras. E se o celular, computador ou tablet conter segredos comerciais ou qualquer referência a negócios, a melhor opção, a regra é evitar utilizar este tipo de sinal de internet.

 

Segundo Ricardo Montanher, diretor de vendas da Horizons, especializada em telecomunicações e tecnologia da informação, utilizar um Wi-Fi sem garantias e autenticação também cria uma oportunidade para o hacker distribuir malwares e infectar computadores da empresa. Daí a importância de soluções robustas de segurança na internet para executar uma varredura nos arquivos dos servidores e impedir a infecção. Ele observa que não existe segurança nas redes sem fio que impeçam a conexão de intrusos. “Mesmo aquelas que usam um login e senhas para acesso. É muito arriscado se conectar a redes públicas”, adverte. E aconselha o usuário, caso seja inevitável, que mantenha programas de segurança instalados no computador, tenha certeza de que seu firewall está ativo, não acesse o site do banco usando conexão gratuita, procure usar senhas complexas em seus logins, tome cuidado com páginas suspeitas e acesse apenas o básico.

 

Rede privada de internet

 

Para impedir a quebra da privacidade das informações, principalmente corporativas, e aumentar a segurança dos internautas, Montanher indica o uso de VPN (Rede Virtual Privada) para evitar vazamento de dados. “É bastante perigoso o acesso à internet em redes públicas e gratuitas porque elas também estão abertas à invasão de cibercriminosos que monitoram o tráfego e podem interceptar dados”, alerta. Como não é possível frear o avanço tecnológico também é preciso acelerar o desenvolvimento de produtos completos e soluções inteligentes para proteger sigilos dos negócios.

 

Montanher explica que a VPN oferece aos funcionários conexão remota com a internet aos computadores da empresa. A troca de informações entre os colaboradores e os dados do negócio trafega com proteção e segurança. Esta foi a proposta da Horizons quando desenvolveu o My Web, serviço que disponibiliza uma rede privativa. “É a solução estratégica e perfeita para a organização que deseja interligar diferentes unidades da mesma empresa em uma rede com velocidade e segurança, define. “O usuário cria uma espécie de túnel na internet, impedindo a intercepção de hackers”, assegura o diretor.

 

 

Garantia em ambiente virtual

 

O serviço estabelece acesso dedicado 100% em fibra ótica e a possibilidade de interligar dois ou mais pontos. “A segurança é garantida em um ambiente virtual exclusivo, com tráfego de dados ilimitado e preço mensal fixo, além disso, a velocidade é de 2 Mbps a 1 Gbps”, detalha Montanher. Outra vantagem da contratação da ferramenta da Horizons é o suporte técnico 24 por dia, 7 dias por semana e com atendimento em até 4 horas a partir da solicitação”.

 

A Horizons desenvolve uma série de soluções corporativas em internet, armazenamento em nuvem, telecomunicações e tecnologia da informação, capazes de garantir segurança, conexão exclusiva, velocidade, segurança e fluidez na transmissão de informações, garante Montanher. O portfólio da Horizons oferece uma gama de serviços, entre eles, Fibra Connect (internet banda larga), Fibra Call, B-Wifi My Web e BSafe – Business Security.

 

Sobre a Horizons Telecom – A Horizons Telecom é uma operadora de telecomunicações, provendo serviços de conectividade, Internet e telefonia, criada pelo empresário Haroldo Jacobovicz. Com o redes de fibra óptica de alta confiabilidade e disponibilidade, a Horizons disponibiliza links dedicados de 5 Mbps até 1 Gpbs, proporcionando  comunicação rápida e segura. Esses e outros serviços da Horizons contam com o suporte técnico especializado 24 horas por dia, sete dias por semana.  Atua nas cidades de Curitiba/PR (matriz), Barueri/SP, São José dos Campos/SP, Osasco/SP e Mauá/SP. Mais informações: www.horizontelecom.com.

 

Logo Horizons

 

Contato