Popularização do media training afina discurso do quadro funcional e auxilia no posicionamento e na capacitação da força de vendas
Argumentos certeiros e o correto posicionamento são fatores determinantes na hora de fechar um negócio. Considerando a alta concorrência em praticamente todos os segmentos, saber se comunicar de forma clara e precisa representa um grande diferencial.
Conhecida ferramenta de executivos e porta vozes de empresas, o media training serve não apenas para ensinar como se comunicar corretamente com a imprensa, mas pode ser usado para aprimorar a fala com os mais diversos públicos.
A ideia da “popularização” deste serviço é defendida pela consultora em comunicação Marcella Rasêra Carneiro, diretora da Convergix-Consultoria e Treinamentos em Comunicação. “Defendo a ideia de que o media training deve ser indicado a qualquer pessoa que tenha que se comunicar de alguma maneira para exercer sua função, seja para vender um produto, um imóvel ou um serviço. Afinal, a boa comunicação é essencial para ‘convencer’ o cliente a adquirir algo”, garante.
O serviço de media training abrange todos os pontos relacionados à comunicação, é customizado e focado nas necessidades do cliente e seu público alvo. Nos treinamentos, são eliminados vícios comuns relacionados ao discurso, como gírias, erros de postura e expressões-muletas, como “na verdade”, “para se ter uma ideia”, que enfraquecem o que deve ser realmente transmitido. “A proposta é afinar a fala do representante, que pode estar no mais alto ou no mais baixo posto da hierarquia. O importante é entender o posicionamento da marca e ter condições de representá-la, seja perante à imprensa ou ao consumidor”, diz Marcella.
A atual demanda pelo serviço normalmente é direcionada apenas aos porta-vozes oficiais das empresas e corporações. “Acredito que todos que ocupam funções que precisam se comunicar devem ser treinados. Aqueles que não são comunicadores natos, podem se tornar muito bons nesta área, desde que submetidos a um treinamento específico e direcionado”, fala Marcella. “Aprender a se comunicar, do discurso à imagem pessoal, faz com que a marca seja bem representada, conquistando credibilidade e, com isso, boa lucratividade”, conclui.