O CREA-PR realizou no dia 10.10 uma Operação de Fiscalização Especializada (OFE) na Usina Termelétrica de Araucária, usina a gás conectada às subestações de Umbará e Campo Comprido.
No local, os agentes fiscais efetuaram uma vistoria conjunta com o engenheiro Fernando C. de Albuquerque, gerente de Divisão de Operação e Manutenção da Usina.
Segundo o agente fiscal Mario Guelbert Filho, foi constatada a elevada preocupação dos administradores do empreendimento com a questão ambiental, seguindo à risca todos os requisitos exigidos por normas e leis. “Conhecemos os planos de manutenção e paradas da usina, elaborados conforme a recomendação dos fabricantes dos equipamentos, sendo vários fabricantes estrangeiros”, diz Guelbert Filho. “Os planos de manutenção têm como uma das finalidades principais preservar a confiabilidade do funcionamento da usina, permitindo o pronto atendimento das demandas recebidas do Operador Nacional do Sistema (ONS)”.
“A visita atendeu às expectativas e contamos com a total colaboração da empresa, que nos levou a um passeio técnico e o ingresso a locais onde normalmente não seria possível, pelo fato da usina se encontrar em manutenção”, diz o engenheiro eletricista Reinaldo Fix, inspetor da Regional Curitiba representando a Associação Paranaense de Engenheiros Eletricistas (APEE).
A ação também foi acompanhada por empresas e profissionais das várias modalidades do Sistema CONFEA/CREA, por se tratar de um empreendimento que envolve um alto custo e utiliza tecnologia específica para a geração de energia elétrica.