Uma pesquisa sobre os valores do Brasil

11 de outubro de 2011


Caio Brisolla

 

Até então inédita no Brasil, mas já realizada em outros 13 países, a Marcondes Consultoria realizou em 2010 a primeira edição da Pesquisa Marcondes Valores  Brasil, com base no Modelo dos Sete Níveis de Consciência, baseado na gestão por valores.

 

O objetivo do levantamento foi contribuir com o desenvolvimento da sociedade por meio da consciência do cenário atual e, com isso, buscar caminhos para a transformação sustentável baseada em valores.

 

O trabalho foi realizado com o apoio do Instituto Datafolha, responsável por fazer o levantamento estatístico por amostragem. Foram entrevistadas 2.544 pessoas, com mais de 16 anos, no final do mês de julho de 2010, em 160 municípios, distribuídos por todos os estados do Brasil e Distrito Federal. A margem de erro decorrente desse processo de amostragem é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, dentro de um nível de confiança de 95%.

 

Consagrada mundialmente, a metodologia utilizada é baseada no Modelo dos Sete Níveis de Consciência, de autoria do consultor e pesquisador britânico Richard Barrett, que distribui os valores em sete categorias (níveis de consciência) voltadas para o interesse próprio, à transformação e ao bem comum. Com isso, o Método Barrett foi aplicado para interpretar os dados, já que a metodologia hierarquiza os valores e permite uma análise em três planos diferentes, podendo ser utilizado para traçar perfis e expectativas relacionados a pessoas, empresas ou governos.

 

A principal surpresa ficou por conta da diferença entre a imagem que o brasileiro faz de si mesmo (autoimagem) e aquilo que ele percebe como presente em nossa sociedade – que ele faz parte, é claro! Ou seja, se o brasileiro não se vê como individualista e corrupto, que sociedade é esta que construímos todos os dias que “recheia” o noticiário com exemplos de corrupção e de ações de pessoas que fazem de tudo para levar vantagem – e não raro, prejudicando os outros?

 

Quando as organizações melhoram sua forma de se relacionar com a sociedade, isso conduz a uma mudança cultural muito benéfica. Então, podemos afirmar que valores sociais têm impacto direto nas companhias. Em sentido inverso, valores que chamamos de limitantes interferem negativamente. É o caso da corrupção, que na pesquisa mostra ser um dos principais problemas do país. Ela pode influenciar no preço e na qualidade dos produtos no sentido de torná-los mais caros, e com isso, aumentar Custo Brasil. A realidade é que se o Brasil fosse uma empresa, teria uma grande dificuldade em gerar resultados com esse alto nível de entropia.

 

Os valores de uma empresa permitem aos vários públicos interessados (“stakeholders”) terem uma ideia sobre suas prioridades e forma de atuação. São estes valores que moldam a sua cultura e servem de guia para que a empresa tome as suas principais decisões. Com as pessoas, ocorre o mesmo movimento. Portanto, é fundamental sabermos o nível de alinhamento entre os valores das pessoas que trabalham na empresa e os valores corporativos: alinhamento cria coesão, dá sentido ao trabalho e facilita o alcance dos resultados. Por outro lado, desalinhamento provoca estresse e canaliza a energia para a direção errada.

 

Desde o lançamento da Pesquisa Marcondes Valores Brasil – 2010 ações foram desenvolvidas com o objetivo de disseminar a temática de valores entre formadores e opinião pública; desenvolver uma agenda de transformação a partir dos resultados; proporcionar debates sobre a importância de “educação por valores” desde a infância; apoiar e promover iniciativas relacionada à educação com foco nos valores de crianças e jovens; abrir um canal de comunicação para debater questões sobre o “País do futuro”; entre outras. A pesquisa será realizada a cada dois anos para acompanhar os resultados das mudanças sociais.

 

Caio Brisolla é diretor executivo da Marcondes Consultoria e professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo. Ele vai apresentar o case “Uma pesquisa sobre valores no Brasil” no dia 25/10, às 15h, durante o XII Congresso Paranaense de Recursos Humanos (CONPARH), evento organizado pela Associação Brasileira de Recursos Humanos – Seccional do Paraná (ABRH-PR). Mais informações: www.conparh.com.br

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