***Adriana Mugnaini
Uma nova categoria de press release, que em português significa liberação ou lançamento e é o instrumento de trabalho das assessorias de imprensa na divulgação das ações dos seus assessorados, está sendo utilizada no mercado. É o social media press release, ou seja, textos jornalísticos adaptados às redes sociais.
O material pode ser um reaproveitamento de um release, com maior aprofundamento, ou um novo texto direcionado a esses canais de comunicação. É uma opção que aumenta a visibilidade dos clientes, com transparência e credibilidade sobre o conteúdo comunicado, além de atingir um número maior de leitores. Na essência, um não substitui o outro, eles se complementam porque, enquanto o press release é direcionado à imprensa, o social media press release atinge os veículos de comunicação e outros públicos.
A base de produção é a mesma: notícias relevantes e conteúdo informativo. A diferença ocorre na velocidade de divulgação e no formato de apresentação do texto. Ao invés de ser encaminhado a dezenas ou centenas de jornalistas, em formato de um texto de até duas laudas; o SMPR é postado em uma rede social e viralizado. Também, a disposição do conteúdo pode ser em blocos de notícias.
Assim como um PR, é importante verificar a construção deste conteúdo, com headlines, visão geral, corpo, fatos, dados e informações do cliente. O que se acrescenta são os links multimídia, fundamentais nas redes sociais, como vídeos do youtube, imagens, RSS feeds, entre outros.
Somada a postagem do SMPR, é importante adicionar este conteúdo em canais onde os usuários demonstram interesse pelo assunto. Ele não é distribuído, mas pode ser inserido em sites e blogs pelos seus administradores, dando maior relevância ao conteúdo.
***Adriana Mugnaini é jornalista, diretora da Básica Comunicações