Entidades de Curitiba firmam parceria inédita para a realização de um evento que discutirá a saúde de funcionários e medidas de prevenção
Cada vez mais as organizações se preocupam com a saúde do trabalhador. O ritmo alucinante do meio corporativo e a diminuição da qualidade de vida afetam diretamente a saúde física e mental das pessoas. E, dentro das empresas, são os profissionais de Recursos Humanos e de Saúde Ocupacional os responsáveis por definir estratégias para prevenir essas situações.
Em uma ação pioneira, a Associação Brasileira de Recursos Humanos do Paraná (ABRH-PR) e a Associação Paranaense de Medicina do Trabalho (APAMT) se uniram para promover o 1° Encontro Paranaense de Medicina do Trabalho e Recursos Humanos, que será no dia 16/09 (sábado), das 8h15 às 18h, na Associação Médica do Paraná (Cândido Xavier, 575). As inscrições estão abertas e podem ser feitas no link: www.apamt.org.br, os associados a qualquer uma das entidades tem desconto de 50% no valor.
Para a presidente da ABRH-PR, Susane Zanetti, a iniciativa pode colaborar com as resoluções de dúvidas dos profissionais de RH e das organizações. “Temos carências dessas informações nas áreas de Medicina e Segurança, além do que, estudos sobre doenças crônicas, envelhecimento, custos elevados, pouca prevenção de doenças são temas que levam o RH a repensar o conceito de saúde”, diz. As funções do RH e dos profissionais de saúde ocupacional tem uma interface, porém há um hiato na compreensão da atuação de cada área. “Os processos vão desde assuntos tradicionais, como exames médicos ocupacionais e absenteísmo, passando por questões com maior detalhamento, como o perfil de saúde dos trabalhadores, qualidade de vida e gestão técnica da sinistralidade dos planos de saúde. Esses temas causam grande repercussão nas empresas, como em produtividade, passivos trabalhistas, imagem, fiscalizações e custos com planos de saúde”, explica o presidente da APAMT, Guilherme Murta.
O evento terá quatro painéis, com os seguintes temas: Ansiedade, depressão, bipolaridade. Convivência de transtornos de humor no ambiente de trabalho; Intercâmbio de dados de colaboradores entre RH e Saúde Ocupacional: respeito aos limites éticos com efetividade nos processos; Como trabalhar com a sinistralidade dos planos de saúde de maneira sustentável? e Mapeamento do perfil de saúde, absenteísmo e afastamentos laborais: do levantamento às entregas. “A questão da saúde nas empresas é um dos temas mais recorrentes da atualidade. Tanto a saúde física quanto mental, pois as pessoas se sentem estressadas, cansadas e deprimidas frente a pressão do dia a dia, decorrente dos impactos do cenário atual”, finaliza Susane.
Serviço – 1° Encontro Paranaense de Medicina do Trabalho e Recursos Humanos
Data: 16/09 – sábado
Horário: 8h15 às 18h
Local: Associação Médica do Paraná (Cândido Xavier, 575)
Inscrições: www.apamt.org.br
Valores: R$ 50,00 aos associados à ABRH-PR e à APAMT e R$ 100,00 aos não associados
Realização: Associação Brasileira de Recursos Humanos do Paraná (ABRH-PR) e a Associação Paranaense de Medicina do Trabalho (APAMT)
Mais informações: (41) 3262-4317 ou www.abrh-pr.org.br