Representantes do Governo de Kinshasa, capital da República Democrática do Congo, conheceram nesta semana a tecnologia de bilhetagem eletrônica implementada no sistema de transporte coletivo da Região Metropolitana de Curitiba (RMC), coordenado pela Comec (Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba) em parceria com a Metrocard (associação que congrega as empresas de transporte público da região).
O funcionamento do processo e da tecnologia – desenvolvida pela Transdata Smart –, em plena operação desde Agosto de 2015, foi verificado em visita da comitiva africana ao CCO-Centro de Controle Operacional da Comec, onde foram recebidos pelo presidente da entidade, Omar Akel.
Evolução tecnológica
Desde a desintegração financeira da RIT – Rede Integrada de Transporte, ocorrida há três anos, o sistema de transporte da RMC vivenciou um salto de qualidade e inovação. Atualmente, atende 19 cidades por meio de 18 empresas operadoras de 323 linhas, em uma frota composta por 953 ônibus, 100% rastreados por GPS. Apenas no primeiro bimestre de 2018 já foram mais de 12 milhões de acessos nas catracas.
Entre os serviços e ferramentas atrelados à bilhetagem eletrônica estão a possibilidade de compras em estabelecimentos comerciais (decorrente da parceria da Metrocard com a Acesso e a MasterCard), a coordenação e o controle em tempo real do sistema (por meio das informações fornecidas aos gestores via GPS), o acesso gratuito à rede wi-fi nos terminais de ônibus metropolitanos (com mais de 2 milhões de conexões feitas de janeiro de 2016 a fevereiro de 2018) e o desenvolvimento de um aplicativo que permite ao usuário saber a previsão de chegada dos ônibus metropolitanos às paradas e estações. Além disso, a frota possui validadores que fazem a leitura da biometria facial, solução que reduziu o número de fraudes no uso de gratuidades, desonerando o sistema como um todo.
“O trabalho desenvolvido pela Metrocard tem como foco a qualidade do serviço prestado ao usuário de ônibus. Entendemos que a tecnologia e as inovações incorporadas ao sistema metropolitano facilitam o cotidiano dos passageiros, ao mesmo tempo em que colaboram com a sustentabilidade do processo, visto que reduzem irregularidades e minimizam eventuais custos que acabariam sendo acrescidos à tarifa”, diz Lessandro Zem, presidente da Metrocard.
A cidade de Kinshasa possui cerca de 10 milhões de habitantes e transporte efetuado por 500 ônibus do governo e veículos (vans) particulares. “Nosso transporte tem muitos problemas por falta de um sistema de gerenciamento”, disse John Ilenda, conselheiro financeiro do Ministro das Finanças, em Curitiba para participar do “Smart City Expo Curitiba 2018”, o maior evento de cidades inteligentes do mundo.
Foto: http://www.aen.pr.gov.br/