O XV Congresso Paranaense de Recursos Humanos (CONPARH) acontecerá nos dias 24 e 25/09, a partir das 8h30, e terá como tema “Em busca de novos horizontes”.
Componente do painel “Sucessão e Governança Corporativa nas Empresas Familiares”, a sócia-diretora da Proposito Transearch, Ruth Bandeira, entende bem os desafios da continuidade nas instituições familiares. “Na história do Brasil, 30% das empresas conseguem chegar à segunda geração e menos de 10% conseguem sobreviver à terceira. Quando falamos de relações familiares, observamos um outro lado, que não é só a razão. Então é um olhar diferente”, analisa. Para a especialista, são situações diferentes das enfrentadas por multinacionais, por exemplo, quando precisam passar por um processo sucessório.
Para Ruth, é essencial que os profissionais de RH não se restrinjam ao modelo “clássico” da ocupação, já que com o passar dos anos, cada vez mais se exige um nível de preparação maior. “O profissional de RH cada vez mais deixa de ser uma pessoa que vai olhar somente a legislação, treinamento, recrutamento e seleção. Por isso, temos que olhar para o RH das empresas de uma forma mais holística. O RH estratégico nada mais é do que a pessoa que representa todos os participantes da organização, olhando em prol do negócio”, afirma. Para a especialista, eventos como o CONPARH são importantes para estimular as discussões da área de recursos humanos, funcionando como um aliado para a atualização constante do profissional. “Se a gente não tem um evento para discutir esses temas, o RH ficará restrito e cada vez mais se colocará nesse lugar de RH antigo”, conclui.
Além de Ruth Bandeira, o painel “Sucessão e Governança Corporativa nas Empresas Familiares” contará também com a participação de Nelson Luiz Paula de Oliveira, sócio-diretor da CGN Consultores e coordenador do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa do Paraná (IBGC-PR).
O evento acontecerá na Fiep (Av. Comendador Franco, 1341 – Jardim Botânico).