Profissionais presentes na reunião deste sábado do Colégio Regional de Entidades de Classe (CDER), realizada na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) de Cornélio
Procópio, tiveram a oportunidade de participar também da Agenda Parlamentar local, acompanhada pelo presidente do Conselho, engenheiro civil Joel Krüger, pelo prefeito municipal Fred Alves e pelo vereador Luiz Carlos Amâncio.
Durante o encontro, foram entregues aos dois gestores os Estudos Básicos de Desenvolvimento Municipal (EBDMs), que abordam a questão do plano de arborização urbana do município; manutenção e conservação de estradas rurais; merenda orgânica e a estruturação da Secretaria de Agricultura em Cornélio Procópio.
Sobre este assunto, Alves informou que a efetiva criação da Secretaria depende de orçamento e aprovação de lei municipal. Segundo ele, estima-se que 60% das ações para implantação já foram concluídas. A proposta do EBDM consiste em criar um órgão com a função primordial de alavancar o desenvolvimento do setor, com ações na área de infraestrutura rural, como estradas rurais, infraestrutura de produção, manejo e uso adequado do solo, entre outros.
O presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Cornélio Procópio (AEA-CP), engenheiro agrônomo João Ataliba de Resende Neto, informa que já foi nomeado um engenheiro agrônomo para o Departamento Municipal de Agricultura. “Agora, o projeto de criação da Secretaria está indo para a Câmara Municipal para ser aprovado e incluído no orçamento, com implantação prevista para 2014”, explica. “O prefeito foi bastante receptivo, principalmente por reconhecer que trata-se de um município que tem cerca de 60% de sua renda proveniente da agricultura”, acrescenta.
O prefeito anunciou ainda a aprovação de emenda no orçamento proposta pelo vereador Amâncio e que diz respeito ao programa Casa Fácil. Segundo o presidente da Associação Profissional dos Engenheiros e Arquitetos da Região de Cornélio Procópio (APEA-CP), engenheiro eletricista e de segurança do trabalho Marco Antonio Ferreira Finocchio, a entidade aguarda uma segunda reunião com o prefeito para a efetivação do convênio. “Esta será uma contribuição muito grande para a qualidade de vida e o conforto da população carente de Cornélio Procópio, que terá o suporte e a supervisão de profissionais da Engenharia”, diz, informando que o acompanhamento do convênio será feito por três profissionais da APEA-CP, selecionados em fevereiro e que atuarão na forma de rodízio.
Por fim, o presidente do CREA-PR, engenheiro civil Joel Krüger, reivindicou junto ao prefeito a valorização do quadro de profissionais da Prefeitura, ocupando o mesmo com profissionais com formação e remuneração adequada. Krüger colocou o CREA-PR à disposição para colaboração em assuntos técnicos referentes às áreas das profissões tecnológicas.