Prefeitura de Cornélio Procópio começa a implantar temas dos EBDMs

31 de julho de 2013


Profissionais presentes na reunião deste sábado do Colégio Regional de Entidades de Classe (CDER), realizada na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) de Cornélio
Procópio, tiveram a oportunidade de participar também da Agenda Parlamentar local, acompanhada pelo presidente do Conselho, engenheiro civil Joel Krüger, pelo prefeito municipal Fred Alves e pelo vereador Luiz Carlos Amâncio.

Durante o encontro, foram entregues aos dois gestores os Estudos Básicos de Desenvolvimento Municipal (EBDMs), que abordam a questão do plano de arborização urbana do município; manutenção e conservação de estradas rurais; merenda orgânica e a estruturação da Secretaria de Agricultura em Cornélio Procópio.

Sobre este assunto, Alves informou que a efetiva criação da Secretaria depende de orçamento e aprovação de lei municipal. Segundo ele, estima-se que 60% das ações para implantação já foram concluídas. A proposta do EBDM consiste em criar um órgão com a função primordial de alavancar o desenvolvimento do setor, com ações na área de infraestrutura rural, como estradas rurais, infraestrutura de produção, manejo e uso adequado do solo, entre outros.

O presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Cornélio Procópio (AEA-CP), engenheiro agrônomo João Ataliba de Resende Neto, informa que já foi nomeado um engenheiro agrônomo para o Departamento Municipal de Agricultura. “Agora, o projeto de criação da Secretaria está indo para a Câmara Municipal para ser aprovado e incluído no orçamento, com implantação prevista para 2014”, explica. “O prefeito foi bastante receptivo, principalmente por reconhecer que trata-se de um município que tem cerca de 60% de sua renda proveniente da agricultura”, acrescenta.

O prefeito anunciou ainda a aprovação de emenda no orçamento proposta pelo vereador Amâncio e que diz respeito ao programa Casa Fácil. Segundo o presidente da Associação Profissional dos Engenheiros e Arquitetos da Região de Cornélio Procópio (APEA-CP), engenheiro eletricista e de segurança do trabalho Marco Antonio Ferreira Finocchio, a entidade aguarda uma segunda reunião com o prefeito para a efetivação do convênio. “Esta será uma contribuição muito grande para a qualidade de vida e o conforto da população carente de Cornélio Procópio, que terá o suporte e a supervisão de profissionais da Engenharia”, diz, informando que o acompanhamento do convênio será feito por três profissionais da APEA-CP, selecionados em fevereiro e que atuarão na forma de rodízio.

Por fim, o presidente do CREA-PR, engenheiro civil Joel Krüger, reivindicou junto ao prefeito a valorização do quadro de profissionais da Prefeitura, ocupando o mesmo com profissionais com formação e remuneração adequada. Krüger colocou o CREA-PR à disposição para colaboração em assuntos técnicos referentes às áreas das profissões tecnológicas.

Contato