O presidente do CREA-PR, eng. agr. Álvaro Cabrini Jr, acompanhou a posse do novo presidente do Senge-PR, engenheiro eletricista Ulisses Kaniak, bem como da nova diretoria do Sindicato e seus suplentes, em evento realizado nesta quinta-feira no Estação Embratel Convention Center, em Curitiba.
Em sua fala, Cabrini começou a se despedir da presidência do CREA-PR, agradecendo ao ex-presidente do Senge-PR, eng. civil Valter Fanini, pela parceria ao longo dos anos na discussão das políticas públicas. “O trabalho em conjunto entre o CREA-PR e o Senge-PR permitiu pautar assuntos de interesse estratégico na ALEP e em todos partidos políticos do Paraná. Este evento tem grande importância uma vez que são os engenheiros que farão o planejamento necessário para recompor quadros técnicos e contribuir com o desenvolvimento do Estado”.
O secretário de Desenvolvimento Urbano, engenheiro civil César Silvestri, acompanhou o evento representando o governador Beto Richa. “O Senge-PR tem ampla participação no processo democrático do País e do Estado. Atualmente registramos um déficit de 20 mil engenheiros por ano no País e o Sindicato é parceiro na batalha pela valorização profissional e na capacitação e formação de novos engenheiros para atender esta crescente demanda nacional”, disse.
“Visualizo o Senge-PR como um sindicato que faz da luta a sua indignação. Enalteço a sua pluralidade e a atuação firme em lutas em prol da sociedade paranaense, como a movimentação contra a privatização da Copel”, emendou o deputado estadual e engenheiro agrônomo Rasca Rodrigues, ex-presidente do Senge-PR.
O ex-presidente do Senge-PR, eng. civil Valter Fanini, fez um discurso de despedida emocionado, falando sobre o trabalho desenvolvido pelo ex-presidente Daniel Lopes de Moraes, falecido no começo deste ano, e no legado deixado no sentido de valorização profissional da engenharia e na defesa do patrimônio público.
O evento foi encerrado com o discurso do novo presidente, eng. eletricista Ulisses Kaniak, que informou que o nome da chapa “Renovação e fortalecimento” foi escolhido em homenagem ao ex-presidente Daniel Lopes de Moraes. “Me comprometo em dar continuidade ao trabalho de valorização profissional que vem sendo desenvolvido pelo Senge-PR há mais de vinte anos, por entender a importância do trabalho dos profissionais para a sociedade paranaense e também por ter plena convicção de que não há desenvolvimento socioeconômico sem a efetiva participação da engenharia”, finalizou.
O evento foi acompanhado também pelo eng. eletricista Silvio Ramos, chefe de gabinete do CONFEA (representando o presidente, eng. civil Marco Tulio de Melo), pelo presidente da Fisenge, Carlos Alberto Bittencourt, pelo deputado estadual Tadeu Veneri, pelo presidente do CREA-BA, Jonas Dantas, e pela representante da coordenação dos Movimentos Sociais, Francis de Lima.