A palestra proferida pelo Engenheiro de Alimentos Raul Amaral, inserida no Seminário de Agroinovação da FIMAN 2018, teve como foco as Tendências de Consumo de Alimentos e Oportunidades de Inovação.
Como uma das grandes tendências do setor de alimentos, Amaral citou o plant based, que consiste na produção de alimentos derivados de plantas, incluindo vegetais, grãos integrais, nozes, sementes, legumes e frutas, mas com poucos ou nenhum produto animal.
“O mundo caminha para o plant based, e essa tendência abre um amplo caminho de oportunidades para todos os envolvidos com o setor, incluindo a cadeia produtiva da mandioca”, disse.
Outra tendência apresentada por Amaral, que é coordenador técnico do estudo Brasil Food Trends 2020, foi o flexitarianismo, união de “flexível” e “vegetariano”. Os flexitarianos evitam o consumo de carnes a maior parte do tempo, mas se permitem consumir esses alimentos em raras ocasiões.
Para atender a este novo mercado, as marcas começam a oferecer no mercado hambúrguer vegetal com textura, cor e gosto de carne, leite a base de arroz integral, sushis que substituem o peixe por cenoura e tomate.