UNIDADE DE NEGÓCIOS

Viasoft Connect Connect Week

Ovelhas vencendo lobos – o poder da estratégia

14 de março de 2011


Mais de 1,5 mil empresas fecharam as portas no Paraná somente em 2011.

Palestra mostra que a necessidade de entender o negócio, aliada a um planejamento estratégico, pode reduzir estes dados e resultar em empresas saudáveis e perenes

Na sexta-feira (18/03), às 20h15, o administrador Claudinei Alves, da Profissionais Associados Ltda, profere a palestra “Ovelhas vencendo lobos: o poder da estratégia”, na Feira do Empreendedor Sebrae Paraná 2011, realizada na Expo Unimed.

O ponto principal do encontro será analisar a importância e o conceito de pensamento estratégico como o caminho para antever situações e solucionar problemas, pensando de forma macro e agindo proativamente no universo dos negócios. “O planejamento estratégico é imprescindível pois aumenta a capacidade da empresa enxergar oportunidades de novos mercados e se antecipar a ameaças do ambiente externo, como concorrência, economia e aspectos legais”, explica Alves.

Segundo ele, este tipo de atitude preventiva contribuiria para a redução de números como os divulgados pela Jucepar-Junta Comercial do Paraná, que registraram em 2010 no Paraná a extinção de mais de 20 mil empresas e filiais, contra a abertura de cerca de 54 mil empresas no mesmo período. Somente em 2011, mais de 1,5 mil estabelecimentos já fecharam as portas. De acordo com Alves, o desempenho das empresas depende de quais ações são adotadas por elas em virtude da percepção de seus gestores sobre as oportunidades. “Um dos grandes desafios atuais para o pequeno empresário é entender que uma parte do seu papel enquanto ‘dono’ deve ser executada fora da empresa, incluindo a busca por capacitação, participação em viagens de negócios e palestras, entre outros”, comenta. “Isso é um desafio, porque para muitos empreendedores ainda impera o paradigma ‘o olho do dono é que engorda o boi'”, fala.

Ser empresário é uma escolha de vida

Se por um lado no Brasil é muito fácil abrir uma empresa, por outro, existe uma grande dificuldade em fazer com que ela cresça de forma saudável. Para o palestrante, que é mestrando em administração, com especializações em gestão empresarial, dinâmica de grupos e prática docente, existem alguns cuidados primordiais. “A troca de experiências pode render dicas valiosas, ao mesmo tempo em que o empresário deve estar disposto a muitas vezes não ser remunerado da forma que esperava, enfrentar problemas que nunca enfrentou e pagar o preço pelos erros cometidos”, diz. “Se a resposta for afirmativa a estes três questionamentos, deve seguir em frente. Se for negativa, ele tem que buscar outras alternativas de renda e auto realização profissional”, recomenda.

Entre os demais tópicos da palestra, Alves explanará a visão de futuro, que indica a direção a ser seguida e evita desperdício de esforços e recursos; definir fortalezas e fraquezas; o papel da sua empresa no mercado; elencando estratégias pensando no sucesso a médio e longo prazos e o Balanced Scorecard, ferramenta gerencial que traduz e comunica a estratégia a toda a equipe. A palestra será reapresentada também no domingo (20/03), às 18h45.

Serviço – Palestra “Ovelhas vencendo lobos: o poder da estratégia”

Palestrante: administrador Claudinei Alves

Data: sexta-feira (18/03), às 20h15 / domingo (20/03), às 18h45

Inserida na programação da Feira do Empreendedor Sebrae Paraná 2011

Local: Expo Unimed

Contato