Muito mais do que um rostinho bonito

27 de janeiro de 2011


Embalagens são fundamentais à geração de negócios e interferem diretamente na decisão pela compra de um produto

Com o aumento do número de produtos à disposição dos consumidores e da força do ponto de venda na decisão de compra, as embalagens desempenham papel fundamental na geração de negócios para as empresas. Afinal, segundo pesquisas divulgadas pelo POPAI, 80% das compras são decididas no ponto de venda.

Ao contrário de marcas conhecidas, que gozam de prévia credibilidade junto ao consumidor, a maior parte dos produtos não têm apoio de mídias tradicionais como televisão, rádio, revista ou jornal para sua divulgação. Isso somado ao fato de um supermercado oferecer cerca de 30 mil produtos diferentes em suas gôndolas, dificultam a escolha do consumidor.

“Esse cenário favorece os produtos com as melhores embalagens, que devem mais do que proteger os produtos, traduzir os diferenciais de uma marca ou empresa para seus possíveis consumidores”, explica o designer Zeh Henrique Rodrigues, diretor presidente da Brainbox Design Estratégico, que integra o Grupo OM de Comunicação Integrada, formado também pela OpusMúltipla Ideias que Funcionam e House Cricket Digital & Direct. Segundo ele, as embalagens que contarem as melhores histórias, ou seja, que forem mais consistentes com os diferenciais anunciados pelas empresas em outras mídias e que os transmitirem de maneira mais clara e direta ao consumidor, terão vantagem. “É preciso identificar quais são as informações mais procuradas pelos consumidores ao analisar uma embalagem, pois estas são veículos de comunicação bastante resumida. Saber o que destacar em cada uma delas é chave para o bom desempenho em vendas”, ensina.

Pesquisas mostram o que o consumidor procura

Zeh Henrique exemplifica com os protetores solares da marca Perfect Sun, lançado em 2010 sem dispor de verba para comunicação em mídias tradicionais. Com a tarefa e o desafio de diferenciar a marca pela embalagem, o estúdio Brainbox Design Estratégico procedeu a pesquisas para tentar identificar o atributo mais importante para o consumidor no momento de decidir sobre a compra de um protetor solar. Analisando também as embalagens dos concorrentes, o estúdio notou que o fator de proteção solar deveria ser destacado.

“A linha de embalagens contribuiu significativamente à Perfect Sun para superar as metais anuais de vendas em menos de três meses do seu lançamento. E o sucesso estimulou os donos da marca a ampliarem seu portfolio de protetores solares”, conclui, citando as três etapas fundamentais para criar uma boa embalagem: identificar as informações mais importantes sob o ponto de vista do consumidor, estudar todos os concorrentes e simular como o produto ficaria na prateleira entre os demais e definir os traços de personalidade que o produto pretende ter, para que a embalagem os traduza.

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