Medicina felina é destaque em evento realizado em Campinas

23 de agosto de 2018


 

 

gato

Os felinos ganham cada vez mais espaço na casa dos brasileiros. Os amigos bigodudos vêm ganhando a simpatia e a preferência como animal de estimação e um dos reflexos desse aumento é observado no número de atendimento nas clínicas veterinárias. Há 20 anos, ficava em torno de 7%, atualmente este número chega a 30%. Segundo estudo feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), são mais de 22 milhões de gatos no país e estima-se que em 10 anos vai existir um gato para cada cão no Brasil.

Apesar da especialização do mercado pet e veterinário para atender os bichanos, muito ainda precisa ser melhorado. Por isso, é importante manter uma atualização constante com a finalidade de prestar um bom atendimento. Com o propósito de trocar conhecimento, atualização e aprimoramento no cuidado dessa espécie tão desafiadora, acontece a segunda edição do Congresso Medvep Internacional de Medicina FelinaCOMFEL 2018. O evento acontece em Campinha, entre os dias 15 a 17 de novembro, no Centro de Convenções Expo Dom Pedro.

“O COMFEL tem o objetivo de levar conhecimento, atualização e aprimoramento aos profissionais envolvidos com os cuidados dos felinos, o evento reúne palestrantes nacionais e internacionais para realizar um congresso ímpar no Brasil e um dos maiores do mundo na área”, esclarece o diretor da Medvep, Dilso Bloot, empresa promotora do evento.

Grandes nomes da medicina felina irão compartilhar seus conhecimentos e experiências entre os marcam presença no COMFEL 2018 estão Raquel Calixto, Arine Pellegrino, Clarissa Moreira, Christine Martins, Heloisa Justen, Estela Pazos, Sheila Medeiros, e Susan Little – autora do livro “O Gato” – obra que é uma referência veterinária mais abrangente sobre medicina interna de gatos.

Nas 18 palestras que acontecem nos três dias de evento, assuntos como a evolução da medicina felina no Brasil, manejo clínico do gato hipotenso, anestesia e pós-operatório em felinos com obstrução urinária, síndrome metabólica, além das principais doenças e problemas que afetam a saúde dos felinos. O COMFEL é destinado a veterinários, estudantes, proprietários e profissionais de empresas ligadas ao setor, distribuidores, lojistas, representantes das áreas e interessados. Ao todo, são 1.300 (mil e trezentos) inscritos que participam do evento.

​“Em virtude desse aumento da população de felinos como pet, os eventos científicos são necessários na busca pela educação continuada de qualidade, visto que os felinos têm particularidades em relação à fisiologia, ao comportamento e às enfermidades. Tamanha peculiaridade exige a busca por conhecimento e uma exigência crescente que o veterinário clínico sofre no mercado de trabalho”, explica a médica veterinária Raquel Calixto, coordenadora do evento. “Como a espécie felina possui particularidades, tornando-a bastante peculiar aos olhos do médico veterinário, sua crescente longevidade vem impondo desafios aos profissionais e isso também será abordado durante o evento”, conclui.

Tem feira e novidades

Além das palestras que fazem parte da programação técnica, em paralelo ao evento acontece uma feira que estará aberta aio público durante os três dias do evento. Nela, será possível acompanhar as novidades do mercado pet para os apaixonados por gatos. Com participação de aproximadamente 30 das principais empresas do setor marcas como Vetnil, Royal Canin, Bayer, Premier marcam presença no COMFEL.

 

Contato