Uma agência fora dos padrões
Tinha tudo para dar errado, mas deu muito certo. Os dois sócios foram apresentados por amigos em comum, pouco tempo e alguns trabalhos juntos depois, nascia a TIF. Surpresa, inovação, ousadia? Atributos que até hoje a TIF carrega nas veias, totalmente incorporados ao dia a dia e ao processo operacional da agência.
Esta história aconteceu em 2004 e desde então a TIF assumiu um posicionamento de vanguarda no mercado de comunicação, com idéias surpreendentes e criativas, que surgem das mentes inquietas dos seus fundadores: Fhabyo Matesick e Thiago Biazetto. Com experiências anteriores em outras agências, os profissionais estabeleceram como meta criar uma empresa distinta, fora dos moldes tradicionais, “montar uma proposta diferente de agência, o que a gente não viu em outros lugares que trabalhamos”, complementa Fhabyo. Sem se prender a formatos engessados e sendo gerenciada pelos criativos, é com esta receita inusitada que a TIF conta a sua história de uma forma peculiar, mostrando que não há regras, modelos ou padrões para se obter sucesso.
Com jogo de cintura
A estrutura da TIF hoje foi erguida às custas de muito trabalho. A agência surgiu sem solidez financeira e empresarial, os sócios chegaram a trabalhar 12 finais de semana seguidos. “Abrimos a agência com três contas: água, luz e telefone”, brinca Fhabyo. O contexto mudou, mas o entusiasmo pela profissão e o dia a dia permanecem intactos. Seis anos depois de inaugurada a sua pedra fundamental, a TIF soma prêmios, como o de Agência do Ano – em 2009 pelo 33° Prêmio Colunistas do Paraná -, conta com uma equipe composta por cerca de 30 pessoas, possui 14 clientes, dentre eles a Cia Caetano Branco, IRA Motoparts, Gazeta do Povo, Jornal de Londrina e Sistema FIEP / SESI / SENAI e mudou, recentemente, para uma confortável casa de 400m² no bairro Ahú.
Logo no início da empreitada, os profissionais descobriram que tão importante quanto ter um material genial é cumprir prazos. “O elogio não era para a criatividade do anúncio, mas para a entrega no dia combinado”, afirma Thiago. Este é um ponto nevrálgico no mercado publicitário, atender aos prazos ou a falta de tempo para desenvolver os jobs. Por isso, a TIF propõe ao cliente o conhecimento de todo o processo para se ter um olhar holístico desde a entrada da demanda até a solução gerada. A partir desta integração o que nasce é um relacionamento sólido entre a equipe e o cliente.
Ganhar a rua
Uma frustração da dupla, quando eram funcionários, atualmente os motiva a fundamentar e planejar as campanhas dos clientes com ainda mais vigor. Para eles, o trabalho deve estar nas ruas, aos olhos dos consumidores, “muitas vezes me frustrava de criar algo sensacional que nunca ia para frente”, diz Fhabyo. Agora, tudo o que é criado na TIF vai para fora e é exposto, porque é resultado de um completo processo de concepção e apresentação. “O cliente quer a nossa cabeça e não o nosso braço, alguém que pense. Se for para ser operacional, fazer o que cliente quer, o custo é muito alto. Uma boa agência dá trabalho e exige que o cliente se organize”, complementa.
Apesar da estabilidade da agência, Fhabyo e Thiago não se acomodam, gostam de colocar a mão na massa e atuar como dupla de criação. “Sem isso, perde a graça”, afirma Thiago. Mesmo podendo desfrutar de uma posição mais confortável na administração da empresa, eles fazem questão de compartilhar de todos os processos internos, com as alegrias e os sofrimentos que a profissão proporciona. “O trabalho criativo é angustiante, pode ser divertido, mas gera uma pressão enorme. Por isso é preciso se apaixonar pelo que faz e não apenas ficar com ele. Assim nos abastecemos de referências, nos envolvemos e fica mais gostoso”, declara Fhabyo.
Um frescor no mercado
A premiação de 2009 gerou questionamentos na agência com relação ao seu posicionamento e funcionamento. As interrogações trouxeram à tona um novo conceito, brand refresh, o significado do que a TIF quer passar ao público: ser leve, descontraída, jovem, arrojada e uma eterna novidade. Suas criações refletem esta filosofia e traduzem uma assinatura cada vez mais reconhecida e registrada pelo mercado. Mais informações: www.tif.com.br.
Esta matéria será veiculada na revista Grifo, da Gráfica Comunicare