Uma dos eventos mais animados do calendário brasileiro, a festa junina possui diversos elementos que a caracterizam. Das brincadeiras, às músicas e, principalmente, às comidas, qualquer pessoa consegue reconhecer uma festa junina de longe.
Mas, você sabia que foram os portugueses que introduziram esta festividade no Brasil? A tradição é longínqua, remete ao período pré-gregoriano, como uma festa pagã que comemorava a fertilidade da terra e as boas colheitas. A comemoração católica homenageia três santos: dia 13 – Santo Antônio, dia 24 – São João e dia 29 – São Pedro.
Apesar de difundida em todo o Brasil, é no Nordeste que acontecem as comemorações mais grandiosas, com direito a concursos de quadrilhas. As festividades duram todo o mês de junho na região.
A festa junina é uma ótima oportunidade de confraternização, reunir família e amigos. As escolas assumiram um importante protagonismo na realização das festas e, atualmente, o evento é obrigatório nos calendários escolares. De acordo com a consultoria pedagógica da Pimpão, “a importância de festas tradicionais para a educação das crianças é grande, pois assim ela, a criança, passa a entender e valorizar a sua cultura, cria consciência de suas raízes, admira seu país e cria sentimentos de pertença”.
A Pimpão selecionou algumas brincadeiras que podem ser feitas no playground das escolas. São simples, práticas, acessíveis e garantem a diversão da garotada. Confira!
Pescaria – utilize a caixa de areia, recorte peixes de papelão e coloque números neles, uma argola na boca e o enterre. Agora é só começar a pescaria!
Corrida de saco – corrida dentro de um saco de estopa, que atingir a reta final primeiro, ganha a partida. Para não machucar, é recomendável fazer a corrida sobre Placas de Tatames.
Derrubando latas – coloque várias latas vazias em cima da superfície do playground ou da casinha. Os participantes tentam derrubar as latas atirando bolas feitas com meia.
Rabo do burro – desenhe o burro em cartolina ou E.V.A, sem o rabo, e o coloque em uma superfície, pode ser no playground. O rabo pode ser representado por um lenço ou também desenhado com uma fita adesiva dupla face para ser colado. Coloque uma venda nos olhos do participante, rodopie-o e ele deve tentar colocar o rabo no lugar certo.