Investir no sonho é o segredo do sucesso

13 de fevereiro de 2012


Empresário Pedro J. Zonta falou para alunos e professores da ESIC
sobre a trajetória dos 38 anos do Condor

p3110081Como parte das atividades previstas para o início do ano letivo na ESIC Business e Marketing School, o empresário Pedro J. Zonta esteve presente na instituição nesta quinta-feira (09) falando com os alunos e professores sobre a sua história de vida e 38 anos de carreira frente a rede de mercados Condor.

Ele iniciou a palestra contando sobre sua infância no meio rural, família descendente de italianos e sonhos que se tornaram realidade. A primeira conquista deu-se em 1974, quando decidiu empreender e adquiriu a primeira mercearia, na época apenas com sete funcionários e 110m2 de área. “O nosso slogan era: não somos o maior, por isso precisamos ser o melhor. Com o tempo fui observando o que os concorrentes faziam e procurei aplicar algumas iniciativas no meu negócio. Hoje, depois de 38 anos, posso dizer que nunca pensei chegar onde estou. A consolidação do Condor é fruto de um sonho de uma pessoa comum, mas que não se concretizou sozinho, pois estou cercado de ótimos profissionais que me ajudam a tomar as decisões certas. A virtude de um sonhador é convencer as outras pessoas de que aquele sonho também é delas”, disse.

Segundo Zonta, o Condor fechou o ano de 2011 em 10º. Lugar no ranking da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), com 33 lojas, oito mil colaboradores, 31 milhões de clientes e um faturamento total de dois bilhões de reais. “Investimos em um formato inovador de propaganda. Com a ‘Família Feliz do Condor’ conseguimos aproximar o consumidor da rede, proporcionando uma identificação com o vídeo. Além disso, nos preocupamos muito em ser uma empresa cidadã, investindo cada vez mais em sustentabilidade. Afinal, o importante é estar a serviço da comunidade e isso passa a ser um dever de todos nós como indivíduo e como empresa.”

O empresário aconselhou aos presentes que o importante para construir uma carreira de sucesso como a dele é ter foco, objetivos determinados e, principalmente, conhecimento sobre a concorrência. “Quando comecei só existiam mercados no centro, então eu vi a oportunidade e procurei investir em lojas nos bairros”, explicou Zonta, que também enfatizou a importância de aproveitar as ocasiões. “Sorte é estarmos preparados para as oportunidades que surgem, agora precisamos de atitudes para transformá-las em resultados. Tanto faz comprar uma agulha ou um avião, a única coisa que muda são os zeros. Negócio é negócio em qualquer circunstância, por isso é fundamental focar em nossas metas”, finalizou.

Conhecimentos, Habilidades e Atitudes (C.H.A.)

Na sequência, o professor e consultor em Inovação e Qualidade, Ruy Sant’Ana deu continuidade ao tema e fez reflexões sobre C.H.A. e a importância de cada um destes itens para o sucesso profissional. “Conhecimento, habilidade e atitude significam saber, saber fazer e querer fazer, respectivamente. A atitude, ou seja, o querer fazer, é fundamental para o sucesso, felicidade e desenvolvimento pessoal. É importante ter sempre uma visão positiva de uma meta grandiosa, afinal, sonhar grande é o primeiro passo para realizar um sonho grandioso”, disse ele.

O consultou também aconselhou aos estudantes que eles não se prendam somente ao conhecimento científico, mas sim que fiquem constantemente atentos a todas as artes e culturas. “Nossas crenças afetam nossas observações, por isso a academia fundamental para agregar valores. É bom dedicar um tempo na vida para todos os assuntos, pois saber sobre as artes, por exemplo, faz de nós pessoas muito mais criativas e sensíveis aos acontecimentos e oportunidades diárias”, enfatizou.

Para o coordenador de Graduação da ESIC, Leonardo Dutra ambas as palestras foram de valiosa importância para formação dos alunos da instituição. “Dentro do projeto de ensino da ESIC que visa a qualidade do desenvolvimento técnico, e essencialmente, a flexibilidade intelectual na formação de nossos alunos, a dupla de palestrantes foi capaz de traduzir diversos fatos em princípios fundamentais que encantaram alunos e colaboradores da instituição”, diz ele. Para Dutra, o vasto conhecimento exposto por Pedro Zonta em sua trajetória pessoal de sucesso que se encontra com a história da Rede Condor ilustrou a importância da aplicação de ideias originais e do trabalho intenso como requisitos imperativos ao sucesso empresarial. “Estas ideias encontraram eco nos conceitos trabalhados pelo professor Rui Sant’Ana, especialmente na importância do conhecimento para o desenvolvimento pessoal. Advindo da observação ou de características pessoais intrínsecas, ou ainda, oriundo da curiosidade, do estudo, ou da experiência, a cultura geral figurou como pedra basilar na mensagem do professor Rui, motivando os alunos da ESIC para o ano letivo que se inicia”, finaliza.

Contato