Investimentos de R$ 23,4 bilhões e 810 km de duplicações: Diretor do Grupo EPR fala no IEP sobre as perspectivas da concessão de rodovias no Paraná

19 de agosto de 2025


No dia 14/08, o Instituto de Engenharia do Paraná (IEP) promoveu mais uma edição do tradicional “Café da Manhã com o Presidente”, recebendo o diretor-presidente da EPR Iguaçu e Litoral Pioneiro, Marcos Moreira, para discutir o tema “Concessão de Rodovias no Paraná – As entregas e desafios do Grupo EPR, lotes 2 e 6”, sendo apresentado pelo Diretor Técnico, Eng. Civil Luiz Henrique Felipe Olavo, representando o Presidente, Eng. Eletricista Nelson Luiz Gomez.

Fruto da união entre o Grupo Equipav e o fundo de investimentos Perfin, o Grupo EPR é hoje um dos protagonistas no cenário nacional de concessões rodoviárias. Ao todo, administra 3.011 quilômetros de rodovias em diferentes regiões, sendo que, no Paraná, assumiu o lote 2 em 2024 e firmou contrato do lote 6 em 2025. “As concessões sob responsabilidade do grupo impactam 5,4 milhões de pessoas, abrangendo 59 municípios e 20 rodovias, com investimentos previstos de R$ 23,4 bilhões”, explicou Moreira.

Durante a palestra, o diretor destacou que a nova rodada de concessões no Estado chega em um momento distinto da relação entre poder público, setor privado e sociedade. “O Paraná vive um período com agenda progressista e desenvolvimentista. Há vetores positivos claros, como a construção da Ponte de Guaratuba, a engorda da praia de Matinhos e um volume expressivo de obras rodoviárias”, afirmou, lembrando que o processo de concessões foi amplamente debatido, com mais de 40 mil contribuições nas audiências públicas (inclusive do IEP), resultando, segundo ele, no modelo mais adequado para o Estado. “Foi um projeto pensado pelo Paraná, com participação de diversas inteligências e executado por governos diferentes, o que lhe dá consistência e perenidade”, ressaltou.

Nos lotes sob administração da EPR, estão previstas duplicações em todos os trechos e um intenso programa de obras: 810 km de duplicações e cerca de 260 novos dispositivos de acesso. “Será, nos próximos anos, a maior evolução em obras rodoviárias da história recente do Paraná, um desafio gigantesco para a Engenharia local”, avaliou.

Especificamente sobre o lote 2, Moreira comentou que as obras devem gerar aproximadamente 110 mil empregos, contemplando 350 quilômetros de duplicação, 489 quilômetros de faixas adicionais, 77 quilômetros de vias marginais, 52 passarelas, dois pontos de parada e descanso para caminhoneiros e 30 quilômetros de iluminação em trechos de serra. Segundo ele, o atendimento ao usuário será reforçado com a disponibilização de 11 ambulâncias, 11 guinchos leves, cinco guinchos pesados, três caminhões-pipa, 19 viaturas de inspeção e três UTIs móveis.

O cronograma de entregas prevê, no primeiro ano, a conclusão dos trabalhos iniciais; do segundo ao quinto ano, a recuperação das vias; do terceiro ao sétimo ano, as ampliações; e do segundo ao trigésimo ano, as atividades de manutenção.

Moreira também destacou aspectos regulatórios, elogiando a atuação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). “O corpo técnico da ANTT é excepcional. Vivemos hoje um modelo de regulação responsiva, moderna, com fiscalização presente e autodeclaratória. Isso aumenta nossa responsabilidade e também traz benefícios diretos à sociedade”, pontuou.

Entre os desafios, o diretor apontou a necessidade de atrair e reter mão de obra qualificada para executar o volume de obras previsto. “Haverá uma disputa muito grande por boas empresas e bons profissionais. Queremos que boa parte dessa força de trabalho seja paranaense, para que os investimentos também fortaleçam a Engenharia do Estado”, concluiu.

O evento no IEP reuniu associados, ex-presidentes (José Carlos Dias Lopes da Conceição e Gilberto Piva), diretores e representantes do setor público, reforçando o papel da entidade como espaço de debate sobre os rumos da infraestrutura no Paraná.

Sobre o palestrante: Marcos Moreira é graduado em Direito pela PUCPR, com especialização em Direito Tributário pela mesma instituição e CBA/Business pelo IBMEC/PR. Executivo com mais de 20 anos de experiência nos setores de concessões de rodovias e de infraestrutura, com atuações como Gerente Jurídico e Administração do Contrato na Ecovia Caminho do Mar, empresa do Grupo EcoRodovias, onde na holding deste também exerceu a função de Assessor de Regulatório e Head Geral Jurídico entre 2008 e 2011. Atuou como Sócio na Moreira e Tormena Advogados Associados, escritório jurídico especializado em direito administrativo e contratos na área de infraestrutura, e atualmente exerce a função de Diretor Presidente do núcleo na Paraná da EPR, composta pela EPR Litoral Pioneiro e EPR Iguaçu, maior projeto de infraestrutura do Brasil atualmente.

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