Inteligência Artificial com soberania e confiança

4 de novembro de 2025


O palco da plenária do Data Science Summit 2025 recebeu nesta quinta-feira (30) o líder da equipe de Solutions Engineering (SE) da Cloudera no Brasil, Everton Fernandes, para uma palestra inspiradora sobre um dos temas mais estratégicos da atualidade, “A Revolução da Private AI: Inteligência Artificial com Soberania e Confiança”.

Durante a apresentação, Fernandes destacou que a nova era da Inteligência Artificial exige muito mais do que poder computacional, ela demanda controle, segurança e privacidade. Nesse contexto, ele explicou como a plataforma da Cloudera viabiliza o desenvolvimento e a operação de Inteligência Artificial privada, permitindo que empresas construam e executem soluções de IA dentro dos limites de sua própria infraestrutura, com governança, desempenho e proteção de dados compatíveis com os desafios da era digital.

Fundada em 2008 por especialistas oriundos de gigantes como Google, Yahoo e Oracle, e com aporte da Intel, a Cloudera consolidou-se como referência global em gestão e análise de dados. Em 2021, a empresa tornou-se privada, em uma operação avaliada em US$ 5,3 bilhões, abrindo caminho para um novo ciclo de inovação e expansão tecnológica.

No ano seguinte, a companhia preparou sua plataforma para operar em modelo multicloud, capaz de atender a qualquer tipo de infraestrutura (pública, privada ou híbrida), ampliando sua presença tanto no setor privado quanto no público. Fernandes ressaltou ainda o compromisso da Cloudera com a comunidade open source, incorporando e contribuindo com projetos que agregam valor à estratégia da empresa e garantem liberdade de escolha aos clientes, sem dependência de fornecedores (vendor lock-in).

Atualmente, a Cloudera gerencia mais de 300 exabytes de dados em sua plataforma e registra cerca de US$ 1 bilhão em faturamento anual, além do fato que diversas empresas listadas na Forbes Global 2000 utilizam suas soluções para impulsionar estratégias baseadas em dados e inteligência artificial.

“Nosso objetivo é oferecer uma plataforma unificada de dados e IA que possa ser executada em qualquer lugar, integrando dados hospedados em diferentes ambientes e entregando inteligência artificial onde ela for necessária, do data center à nuvem”, disse.

Para ilustrar o impacto da adoção de IA sob uma arquitetura privada e segura, Fernandes apresentou números expressivos obtidos por empresas que implementaram soluções da Cloudera: 55% de aumento em produtividade, 10 vezes mais produção de conteúdo, 12% de crescimento em receita, 20% de redução de custos operacionais e 2 vezes menos exposição a riscos regulatórios. “Esses resultados reforçam como a Private AI pode transformar a forma como organizações utilizam dados e algoritmos, equilibrando inovação e soberania digital”, enunciou.

Contato