Imprima Fácil na Feira ABF Expo Franchising

8 de junho de 2011


 O diretor da Imprima Fácil, Raphael Manzoni, está na Feira ABF Franchising Expo 2011, que iniciou hoje no Expo Center Norte, em São Paulo. No evento, que segue até o dia 10, a marca irá apresentar um modelo de negócio pioneiro no país, a rede de gráficas digitais Imprima Fácil. Com três lojas instaladas nos melhores shoppings centers de Curitiba (PR), a rede lança o seu projeto de franquias na ABF, com o objetivo de angariar interessados em todo o Brasil.

Criada em 2005 pelo empresário, a Imprima Fácil faz parte do Grupo Comunicare, e é especializada em impressão sob demanda (pequenos volumes) e dados variáveis (personalização de impressos). O conceito da marca é o de uma loja de serviços, com estrutura e atendimento voltados para atender ao público que freqüenta shopping centers e centros comerciais. “O potencial de consumo das pequenas e grandes cidades nos fez rever o modelo de negócio para adaptá-lo, também, ao varejo, com lojas em ruas. O importante é o conceito diferenciado, de visualizar os impressos como produtos acessíveis e indispensáveis ao consumidor”, diz Manzoni.

O diretor da Imprima Fácil comenta que o bom momento do mercado gráfico e da economia nacional abre espaço para mais franquias no Brasil. O faturamento do setor gráfico em geral apresentou apenas 8% de crescimento nos últimos três anos, o equivalente a uma taxa média de 1,8% ao ano, no período. Por outro lado, o segmento das gráficas digitais registrou crescimento bem superior nos últimos anos. Puxado pela comercialização de impressos digitais, com expansão de 143% desde 2007, o segmento teve alta de 48% no mesmo período. “Esses números atraem empresários que buscam investir numa marca já presente e consolidada no mercado e na aquisição de know-how dessa empresa para o desenvolvimento de um novo negócio”, observa.

Apesar do crescimento registrado, o mercado tem grande potencial de expansão, atualmente, o país conta com 21 mil gráficas, sendo apenas 364 digitais. Outro ponto atrativo da rede é a sua viabilidade. O aporte inicial para a modalidade shopping Center é de R$ 300 mil mais R$ 50 mil da taxa de franquia, para lojas planejadas em rua o investimento é de R$ 500 mil e R$ 80 mil da taxa de franquia. O número de funcionários varia entre 12 e 20 e o payback é previsto de 24 a 36 meses.

 A Imprima Fácil irá participar da ABF Franchising Expo 2011 no stand da NetplaN Consultoria, parceira do projeto, e apresentar o modelo de negócio, bem como sua linha de produtos e serviços disponíveis. “Hoje em dia trabalhamos com impressões em pequena escala, como papelaria, folders e materiais personalizados, que são o nosso carro-chefe. São álbuns de fotos, agendas e lembranças em geral, sendo que o cliente nos fornece fotos e textos para imprimirmos nos produtos e personalizá-los. Esta demanda pela personalização de materiais impressos é universal, o interesse por materiais exclusivos e desenvolvidos por profissionais existe por todo o Brasil”, explica Manzoni.

Para Manzoni, a tradição de 34 anos de atuação da Gráfica Comunicare e o posicionamento da marca são fatores que contribuem para o sucesso das franquias. “Há boas perspectivas de lucro para os franqueados e o investimento é relativamente acessível levando em consideração o histórico e o nome da empresa que eles vão utilizar, principalmente por se tratar de uma empresa tradicional e moderna ao mesmo tempo. Temos seis anos de Imprima Fácil somados às mais de três décadas da Comunicare. A franquia é a multiplicação de um negócio que já foi testado e deu certo”, completa.

Contato