Grupo OM em destaque na coluna Empresas do Paraná, do jornal Indústria & Comércio

6 de abril de 2017


IC_0604

 

OM é considerado o maior grupo de comunicação estratégica do Sul — 6 de abril de 2017

Patricia Vieira

O Grupo OM Comunicação Integrada, nasceu oficialmente em 2010, mas sua história teve início em 1972, ano em que foram criadas as empresas Opus e Múltipla que em 1986 formaram a OpusMúltipla, primeira empresa do Grupo. Visando oferecer soluções integradas de comunicação, para buscar os melhores resultados para os clientes o Grupo OM se tornou uma das mais sólidas e reconhecidas empresas de comunicação do Brasil. Atualmente as quatro empresas do Grupo OM são amplamente premiadas e destaques em suas áreas de atuação.

Entrevista

DI&C: Quais marcas pertencem ao Grupo OM? Como cada uma delas atua?
Rodrigues: O negócio do Grupo OM é a comunicação integrada, desenvolvida com o objetivo de contribuir para a construção de marcas e mercados dos clientes, por meio da utilização de todas as ferramentas disponíveis para promover a gestão dos contatos dessas marcas com cada um de seus públicos.
Maior grupo de comunicação estratégica do Sul do Brasil, é formado por quatro empresas: OpusMúltipla (especializada em planejamento de comunicação integrada e na criação de propaganda), Brainbox (consultoria de branding 360), HouseCricket (especializada em marketing direto on e off-line, uma agência de comunicação dirigida, com foco em engajamento) e Tailor Media (agência de branded content para a produção de conteúdo customizado e monetização de plataformas de mídia).

DI&C: Como se deu o processo de unificação das agências Múltipla Propaganda e Pesquisa, e Opus Propaganda, ambas de 1972, que atualmente formam a OpusMúltipla, empresa pertencente ao Grupo OM?
Rodrigues: Os fundadores da Opus – Rafael de Lala Sobrinho e José Dionísio Rodrigues – buscavam parceiros especializados em criação de comunicação (redação e direção de arte). Os fundadores da Múltipla – Gilberto Ricardo dos Santos (redator) e Desidério Máximo Pansera (diretor de arte) – buscavam parceiros especializados em administração e business. Casamento perfeito, em 1986. Rafael de Lala Sobrinho deixou a sociedade nesse momento da fusão, optando por manter-se exclusivamente na atividade de jornalista. Importante ressaltar que o processo de fusão é muito complexo, pois exige renúncias de ambos os lados e, a fusão de culturas é efetivamente a parte mais desafiadora. Mas, com muita paciência e perseverança, de ambos os lados, vencemos.

DI&C: Como funciona a integração entre as marcas do grupo?
Rodrigues: Todo o processo começa pelo planejamento. Para resolver o problema (ou problemas de comunicação), podemos utilizar uma, duas, três ou as quatro empresas que constituem o Grupo OM. E, por vezes, ainda é necessário agregar parceiros estratégicos com especialidades distintas. Por que? Porque a proposta de valor do Grupo OM é oferecer soluções integradas de comunicação, para buscar os melhores resultados para os clientes/projetos.

DI&C: Quais os principais clientes e cases do grupo?
Rodrigues: Nossa carteira atual é composta pelos seguintes clientes: 3B Energy, Alphaville Graciosa, Arauco, ASICS, Casa Nissei, Cecrisa/Portinari, Condor Indústrias, Digital Premium Jornais, Eletropaulo, Embraer, Frimesa, Hebron, Madero, Móveis Campo Largo, O Boticário, Recco, Renault (comunicação corporativa), Shopping Mueller, Simmetria Ambienti, Subway, Talken, Tigre Tubos e Conexões, Unimed Londrina, Vitao, Volvo (Banco Volvo) e Yuze. Podemos citar como cases da TailorMedia as revistas Loja de Bolsa e Revista do Revendedor (O Boticário), da Recco Magazine e o projeto Digital Premium Jornais.
Como cases da HouseCricket, os projetos AES Eletropaulo nas Escolas, Sou Renault, CRM Boticário e Redes Sociais Subway.
Como cases da Opus as campanhas The CrashBucket, Quando Fumar não Mata e Semáforo do Idoso e como cases da Brainbox a gestão de ponto de venda dos mais de 900 fraqueados da Subway Brasil, o case de transformação e reposicionamento da marca da RPC e a criação da nova coleção da linha Intense, de O Boticário.

DI&C: Quais os principais prêmios que o Grupo OM já recebeu?
Rodrigues: As quatro empresas do Grupo OM são amplamente premiadas e destaques em suas áreas de atuação. São muitos prêmios, então vou me ater apenas aos principais prêmios do ano de 2016: No caso da Opus, a agência conquistou Ouro no Globe Awards com a campanha Semáforo do Idoso (para Prefeitura Municipal de Curitiba), foi finalista no New York Festivals com a campanha Quando fumar não mata (para Secretaria de Saúde do Paraná) e The Crashbucket (para Detran PR), e finalista no Profissionais do Ano, também com Quando fumar não mata. A TailorMedia, por sua vez, recebeu o Prêmio da Anatec pela Recco Magazine (ouro na categoria de melhor revista customizada 2016) e pela Digital Premium Jornais (ouro na categoria lançamento do ano portal on line 2016).
A HouseCricket conquistou o Prêmio ABEMD (promovido pela Associação Brasileira de Marketing Direto (ABEMD) com os projetos AES Eletropaulo nas Escolas, #PorCheddar e Campanhas Endomarketing Renault e o Prêmio AMAUTA (concedido pela Associação Latino Americana de Marketing Direto e Interativo (ALMADI) com o projeto AES Eletropaulo nas Escolas. A Brainbox conquistou Ouro no Colunistas Brasil com a campanha Portinari (para Crevisa), Ouro no Prêmio POPAI com o projeto de comunicação de loja da Dr. Freeze e Prata com a campanha de lançamento do Gel Nimbus 18, da Asics.

DI&C: A OpusMultipla é uma das mais antigas e tradicionais agências de publicidade do Paraná. Ainda existe alguma semelhança no mercado publicitário dos anos 1970 com o dos dias atuais?
Rodrigues: Antes: a gente falava diretamente com os donos das empresas. A maioria dos anunciantes não tinha departamentos de marketing e de comunicação. O fato de tomar o briefing com quem aprovava as campanhas/projetos de comunicação facilitava, muito, o nosso trabalho. Praticamente não havia “refação” de campanhas/projetos.
Atualmente, dificilmente o “dono” da empresa passa o briefing ou aprova a campanha/projeto. Todo o processo começa com a tomada de briefing na área de marketing ou de comunicação e, muitas vezes, esses profissionais, embora de elevada capacitação, não têm o poder de aprovação das campanhas/projetos, que acabam percorrendo várias instâncias dentro do anunciante, e, por isso, sofrem muitas “refações”, com perda de tempo para ambos os lados.
Eu sempre defendi a tese de que “quem brifa, aprova”. Mas, por diversas razões, não é isso que acontece atualmente.

DI&C: Esse ano o Grupo OM Comunicação Integrada, que é considerado o maior grupo de comunicação estratégica do Sul do Brasil, completa 45 anos de atuação. Como se mantém atual em um mercado competitivo e inovador como o da comunicação?
Rodrigues: Modéstia à parte, nós sempre enxergamos à frente. Por que? Porque, pelo perfil dos anunciantes do Paraná e do Sul (onde começamos nossa trajetória), nós precisávamos oferecer soluções de comunicação e não apenas peças de publicidade. Isso nos levou a aprofundar nossos estudos em todas as áreas da comunicação.
Há anos, o professor Don Schultz, da Northwstern University de Chicago, EUA, veio ao Brasil, pela HSM, mostrar a força e a importância da Comunicação Integrada. Naquele momento, entendemos que oferecer ao mercado soluções integradas de comunicação não era mais um sonho e sim uma urgente necessidade. Por isso, começamos a criar as Unidades de Negócios especializadas em branding, digital e, mais tarde, conteúdo. Nosso mantra é “entregar valor em comunicação integrada” para nossos clientes. Tem dado certo.

DI&C: O Grupo OM visa lançar unidades em novas plataformas de comunicação?
Rodrigues: Estamos focados, agora, em aperfeiçoar todo o processo de Consultoria de Marketing, Varejo e Comunicação, para melhorar ainda mais as entregas de Comunicação Integrada. Temos feito diversos projetos de envergadura na área de Branding, Marketing de Relacionamento e Conteúdo Customizado.

DI&C: É de conhecimento geral que em tempos de crise a comunicação é uma das primeiras áreas a serem cortadas. O Grupo OM foi atingido pela crise econômica vigente no País?

Rodrigues: Fazer comunicação em períodos férteis é o sonho de todo o comunicador. Tudo flui com maiores investimentos e mais rapidez.
Neste momento delicado da economia, as decisões são mais lentas e, há, sim, uma redução de investimentos e também maior pressão por redução de preços dos nossos serviços.

DI&C: A empresa possui projetos de responsabilidade socioambiental?
Rodrigues: Sim. Entre nossas ações anuais, desenvolvemos projetos com foco na gestão do capital humano, por meio do Plano de Desenvolvimento de Talentos (que prevê treinamento de 30 horas por ano, por pessoa, em todas as disciplinas da comunicação e também na gestão de negócios); incluído neste o Plano de Desenvolvimento de Talentos o Programa de Estágio, que permite absorver estudantes que desejam fazer carreira na área de comunicação.
Além disso, promovemos todos os anos o Programa Parceiros pela Excelência, que está em seu oitavo ciclo e consagra a formação e avaliação da rede de parceiros estratégicos do Grupo OM, comprometidos com a qualidade e inovação contínua de seus produtos e serviços.
Fomentamos ações de conscientização junto aos nossos colaboradores internos, como as feitas com foco no Novembro Azul e no Outubro Rosa, além de campanhas internas que visam conscientizar sobre a importância da otimização de recursos em nossos processos diários.
O programa Pense Verde, iniciativa do Grupo OM, incentiva ações de prevenção da natureza e responsabilidade social. Com pequenas atitudes que fazem a grande diferença – como a instalação de lixeiras seletivas, válvulas sanitárias salva água, torneiras de fechamento automático, cisterna para reutilização da água da chuva, substituição de lâmpadas quentes por lâmpadas de led e equipamentos de ar condicionados mais econômicos – conseguimos em cinco anos uma redução de 28.5% no consumo de energia de cada colaborador, o descarte de forma responsável de 1.390 lâmpadas, 2.949 cartuchos de tinta, 88 litros de óleo de cozinha e 2.088 pilhas e baterias, a redução drástica no consumo de copos descartáveis (de 36 mil copos por ano para um universo de 70 colaboradores para 3,6 mil unidades ano para 200 colaboradores), a economia de 26.73% em impressões por colaborador, doação de 29 mil kg de papel reciclado para a AFECE e ações internas de conscientização. Também participamos do programa de autoavaliação de fornecedores do Grupo Boticário, um modelo que avalia quesitos como: Qualidade, Economia, Social e Ambiental. Nosso resultado médio dos últimos quatro anos foi de 94.5 (sendo 100 a pontuação máxima).

DI&C: Quais as expectativas e projetos para o ano de 2017?
Rodrigues: Estamos ampliando nosso trabalho de Consultoria em Marketing e Comunicação Integrada (estudando novas plataformas); aperfeiçoando nossa expertise em Retail Físico e Online; e avaliando novas oportunidades em Comunicação Regional para grandes anunciantes, que demandam essa especialidade que o Grupo OM domina há anos, em razão das características de alguns de seus clientes. Também estamos desenvolvendo atividades em novos modelos de monetização de plataformas de mídia, por meio da TailorMedia.

Fundação

Em 1972, nasceram as primeiras empresas independentes: Opus e Múltipla. Em 1986, aconteceu a fusão entre Opus e Múltipla, nascendo então a OpusMúltipla Comunicação Integrada.
Com o passar dos anos, houve a necessidade de criar Unidades de Negócios para atender novas demandas de comunicação. Essas Unidades se transformaram em empresas: Brainbox e House Cricket. E, mais recentemente, criamos a Tailor Media.
O Grupo OM Comunicação Integrada engloba essas quatro empresas e nasceu em 2010.
Área de atuação: Consultores em Comunicação Integrada
Local de atuação: Brasil
Localização: Curitiba, Paraná – Rua Itupava, 362
Proprietários ou acionistas: Acionistas: Mondego Participações (Rodrigo Havro Dionísio Rodrigues, José Henrique Havro Dionísio Rodrigues, Camila de Fátima Havro Dionísio Rodrigues), herdeiros de Gilberto Ricardo dos Santos, Renato Cavalher, Leonardo Lazzarotto, Fabiano Cruz, Patrícia Tavares, Carolina Sator e Ludger Tamaoki
Funcionários: 200
Projeção de crescimento para 2017: 5%

Contato