A partir de 1º de dezembro, a Gazeta do Povo, de Curitiba, passa do formato standard para berliner, menor e com todas as páginas coloridas. Além disso, as edições de sábado e de domingo serão fundidas num especial de fim de semana, que reunirá análises de 17 colunistas e artigos de opinião sobre os assuntos do momento. Com a transformação, a versão dominical do jornal deixa de circular e a cobertura factual será concentrada apenas no site do veículo.
O jornal alega que o jeito de consumir informação mudou e que as novidades foram embasadas em pesquisas qualitativas com os leitores. “Eles aprovaram a alteração, destacando que o jornal ficou mais portátil, mais fácil de ler nos mais diferentes ambientes. A aceitação também está relacionada com a adaptação no perfil de leitura, cada vez mais moldado às telas pequenas de smartphones”, divulgou o diário, que ainda classificou o formato como uma “referência mundial”, tendo sido adotado por The Guardian e Le Monde.
A edição de fim de semana, que circulará nas manhãs de sábado, também terá o encarte do New York Times. As revistas produzidas pelo Núcleo de Estilo de Vida também circularão no especial, mas serão distribuídas exclusivamente aos assinantes. “A empresa inteira está se adaptando ao momento atual. O formato do jornal impresso muda e estamos 24 horas por dia nas plataformas digitais, ou seja, junto com o leitor o dia inteiro. Isso nos deixa muito tranquilos nesta tomada de decisão”, comenta a diretora da Unidade Jornais do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCom), a jornalista Ana Amélia Cunha Pereira Filizola.
As alterações afetam, ainda, a relação de publicidade no diário e foram apresentadas a agências e coordenadores de cursos de Comunicação. “Fizemos uma ampla reformulação em nossa política comercial, privilegiando formatos de impacto e frequência para garantir melhores resultados aos anunciantes”, complementa Ana Amélia.
Na internet, o diretor de redação da Gazeta do Povo, Leonardo Mendes Júnior, explicou todas as mudanças do jornal.
Fonte: Comunique-se