A Famiglia Zanlorenzi, uma das maiores indústrias nacionais do segmento de bebidas, apoia o projeto Crescer e Semear, ação de cunho social que tem como intuito mudar a educação de crianças por meio da alimentação saudável e saborosa.
Dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) estimam que 41 milhões de crianças menores de cinco anos estão obesas ou acima do peso no mundo. No Brasil, um estudo da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (ABESO) indicam que a obesidade atinge cerca de 15% das crianças.
“Acredito que minha grande motivação é o desejo de levar saúde por meio da alimentação e educação para as crianças desse país e mudar um pouquinho o cenário que encontramos hoje”, diz a consultora especializada em gastronomia saudável catarinense Lidiane Barbosa, que criou o projeto em 2014.
A proposta do Crescer e Semear está alinhada aos princípios de saudabilidade da marca Campo Largo, que produz a linha de sucos, chás e kombucha da Famiglia Zanlorenzi. O aporte financeiro efetuado pela companhia reflete no apadrinhamento de 120 crianças por ano e viabiliza o transporte e a alimentação das pessoas que atuam no projeto de forma voluntária. A grande aposta são as oficinas, que convidam crianças, merendeiras de escolas e pais de alunos para pôr a mão na massa.
“A ideia é democratizar a cozinha, despertar nas crianças a vontade de comer de forma saudável e explorar o incrível mundo dos alimentos naturais. Com receitas simples e saborosas, as crianças manipulam os alimentos, aprendem as características de frutas, verduras, legumes, farinhas e outros ingredientes usados nas receitas, e provam as delícias feitas por elas mesmas”, explica Lidiane. “Acreditamos que para alimentar com qualidade é preciso criar um elo entre escola e casa e, por isso, o projeto também se propõe a ministrar palestras com as merendeiras e pais de alunos de escolas públicas, pra provar que alimentação saudável pode ser simples, acessível e deliciosa”, acrescenta.
As palestras e oficinas são gratuitas e podem ser ministradas em qualquer lugar do país, custeadas pelo projeto – já foram realizadas em cidades de São Paulo, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife. Mais informações em www.projetocresceresemear.com.br