No final de outubro cerca de 90 profissionais de RH e Gestão de Pessoas de todo o Brasil participaram do I Núcleo Nacional de Gestão de Pessoas do Sistema S, que aconteceu em Curitiba. O evento foi organizado pela JML Consultoria e Eventos, contou com a parceria da ABRH-PR e o apoio do Sistema FIEP, SEBRAE-PR e Sistema Fecomércio. Para Daviane Chemin, presidente da ABRH-PR, o evento tratou de temas desafiantes à gestão de pessoas no Sistema S. “De fato são instituições privadas com finalidade pública, com mecanismos de gestão híbridos. Considerando esta dualidade, tem sido um grande desafio ser protagonista de gestão de pessoas para alavancar resultados importantes para os negócios das entidades do Sistema S. É nesta perspectiva que a ABRH-PR foi parceira deste evento, trazendo para a mesa as inquietações e os dilemas vividos por essas organizações, contribuindo para um desenho que fizesse sentido para esta realidade”, acrescenta.
Na programação teve a realização de dois módulos, com o professor e consultor Bruno Fernandes, e o palestrante e executivo, Paulo Vieira. De acordo com os organizadores, os objetivos do evento foram aprimorar a Gestão por Competência e sistemas de avaliação profissional, mostrar a importância da cultura, mudança e liderança organizacional e seus impactos na gestão estratégica de pessoas e compartilhar cases. “Discutimos temáticas comuns e pertinentes aos desafios contemporâneos, permitindo o exercício da reflexão, fator essencial da partilha e aplicação dos conhecimentos que são estratégicos para a organização”, diz Jacqueline Mendes Menezes, diretora pedagógica da JML.
Também durante o evento foi realizado o Prêmio JML de Gestão de Pessoas no Sistema S, uma iniciativa para reunir as melhores práticas de RH e Gestão de Pessoas nas entidades do Sistema S, valorizar os projetos importantes que são desenvolvidos no Brasil e compartilhá-los com os participantes. A FIEP e o Sebrae-PR estão entre os quatros trabalhos que receberam prêmio de destaque.
Para o diretor da JML, Juliano José Lopes, o I Núcleo oportunizou aos gestores das entidades que integram o Sistema S a troca de informações e o compartilhamento de ideias. “Dentre a temática, o evento ressaltou a importância do profissional de RH, que é essencial para o processo de construção da identidade de uma organizada e socialmente responsável”, finalizou.