UNIDADE DE NEGÓCIOS

Viasoft Connect Connect Week

Está aberta a temporada de eventos no Viasoft Experience!

19 de janeiro de 2023


Grupo Viasoft anuncia novo nome do espaço, que fica na Universidade Positivo, e fala sobre inovações nos projetos para 2023

 Um evento para celebrar as novidades que o ecossistema de inovação do Paraná vai vivenciar em 2023. A noite de 17 de janeiro de 2023 entrou para a história do Grupo Viasoft com o anúncio de três grandes iniciativas empreendidas em parceria com diversas instituições, como a Universidade Positivo, o Governo do Estado do Paraná, o Sebrae Paraná, a Agência Curitiba de Inovação e a RPC.

A diretora de marketing da Viasoft, Natalia Festinalli, abriu o encontro instigando os convidados: “Sei que algumas perguntas estão no ar. O que vai acontecer hoje? O convite dizia que eram novidades, então é mais do que uma?”. Sim, é mais do que uma, a começar pelo espaço onde empresários e lideranças de inovação se reuniram: a área de eventos da Universidade Positivo, o UP Experience, que passa a se chamar Viasoft Experience. O novo nome consolida a parceria da Viasoft com uma das mais tradicionais instituições privadas de ensino superior da capital paranaense, como observou o reitor Roberto Di Benedetto: “São 35 anos de ensino superior e 15 anos deste espaço. A mudança de nome é um marco. É o início de um novo ciclo, onde a universidade também se reinventa após muitas transformações. Hoje, 80% das vagas ofertadas em ensino superior no país são ociosas e 2023 será muito importante, tanto para colher os frutos de um planejamento que iniciamos em 2019, quanto para construir a universidade que teremos nos próximos 35 anos”, disse.

O centro de exposições que fica dentro da Universidade Positivo tem 1,5 mil m² e é o principal espaço de eventos do Paraná. Abriga, além do Viasoft Experience, diversos auditórios e o Teatro Positivo, que tem 2,4 mil lugares. “Quando nós pensamos nas nossas atividades, pensamos sempre em firmar parcerias com empresas estratégicas. Este é um momento muito especial porque nos juntamos a uma empresa pautada em inovação, tecnologia e sustentabilidade, que são três eixos que guiam a relação com a Viasoft”, comentou Eduardo Faria, diretor do espaço de eventos.

Curitiba vai sediar o Connect Week

Quando concebeu a primeira edição do Viasoft Connect, o Grupo já pensava grande – por isso o espaço, que agora carrega o nome da marca, abrigou todas as edições. “Há quatro anos, fomos provocados para fazer algo maior, como uma semana inteira dedicada à inovação. Mas tudo tem seu tempo e agora atingimos a maturidade necessária”, observou Iolanda Viola, diretora do Viasoft Connect, antes de anunciar mais uma novidade: o Connect Week. “Teremos uma semana inteira em que a capital paranaense vai respirar e tracionar inovação. O mundo vai ver tudo o que a gente faz. Eu convido todos vocês a trazerem suas inovações, iniciativas e organizações para realizarmos juntos esse desafio”, complementou Iolanda.

O Connect Week acontecerá de 19 a 25 de junho com condução de um grupo formado pela Secretaria de Inovação; ACATE-PR; ASSESPRO-PR, SEBRAE e Prefeitura Municipal de Curitiba.

Ecossistema de inovação consolidado no Paraná

O presidente do Grupo Viasoft, Itamir Viola, destacou algumas conquistas do ecossistema de inovação paranaense nos últimos anos que culminaram com a criação do Connect Week. “Temos uma secretaria estadual dedicada à inovação, temos o Sebrae com uma lista extensa de projetos, e a Agência Curitiba, que fez da capital uma cidade totalmente inovadora. Também conversamos com o ICI, a Celepar e a Copel e a semana de inovação vai ser imensa: todo mundo vai trazer projetos. Isso é o que garante o sucesso desse trabalho, ele será construído a muitas mãos”.

O Connect Week já tem 29 pré-projetos inscritos e a expectativa é que, ao todo, o número chegue a 50. A iniciativa preenche uma lacuna da capital paranaense, que já tem muitos eventos de inovação, mas ainda não tinha articulado um plano para reunir todos eles. “Quando você consegue juntar todas essas iniciativas, mostra a representatividade do estado nesta área. Além dos eventos que já existem, temos mais instituições nos procurando para participar, o que mostra a credibilidade desse projeto. Vamos trabalhar nos bairros de Curitiba, em conjunto com a prefeitura, para que todas as pessoas saibam que o que acontecendo”, destacou o secretário de Inovação, Modernização e Transformação Digital, Marcelo Rangel.

A escolha de Curitiba como sede de tantos encontros foi destacada por Cris Alessi, CEO da Agência Curitiba de Inovação: “Temos um ambiente importante, uma cidade inteligente e inovadora que ganha reconhecimento ano após ano, que respeita a tradição mas entende a importância da inovação. E o melhor: dentro de um espaço como a universidade, um ambiente de saber”.

Novidades no Prêmio Empresa Inovadora

Outra novidade divulgada no evento foi o lançamento da segunda edição do Prêmio Empresa Inovadora. Mais encorpado e inserido na programação do Connect Week, conta com o apoio do Governo do Paraná, correalização da RPC, da Haze Shift Consultoria de Inovação e da Universidade Positivo, com metodologia validada pelo Tecpar, proporcionando às empresas a possibilidade de entender e avaliar sua própria cultura de inovação.

“Teremos uma jornada com informações coletadas das empresas para fomentar resultados para elas mesmas. O autodiagnóstico vai dar continuidade às próximas etapas e reconhecer como o time enxerga a inovação na empresa, como isso gera valor e resultado”, destacou Luis Fernando Frederico, líder de transformação digital e sócio na Haze Shift Consultoria de Inovação.

O vice-presidente de Inovação do Grupo Viasoft, Roberto Elias da Silva, disse que o maior prêmio para quem participa é o autoconhecimento. “A empresa passa a se conhecer e em troca disso recebe dicas, onde pode melhorar ainda mais e se tornar mais competitiva no mercado”. A correalização da RPC deve ampliar a visibilidade dos negócios de maneira mais ampla: “Nosso papel enquanto veículo de comunicação é tornar o Prêmio Empresa Inovadora ainda mais disruptivo, apoiados pela capilaridade das nossas 8 emissoras no estado”, completou Rodrigo Libório, diretor comercial da companhia. O Prêmio tem o patrocínio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR).

Para encerrar a noite, as lideranças presentes fizeram um grande brinde proposto pelo time da Viasoft e assistiram ao vídeo oficial de lançamento do espaço Viasoft Experience.  “Sem o comprometimento que cada um de vocês tem com o propósito de fazer, de verdade, a diferença, tudo isso que se realiza hoje, seria apenas uma ideia. Obrigado a todos que acreditam em nossos projetos”, comemorou Itamir Viola.

Fotos: Fábio Ortolan

 

Contato