Bom Dia RH reuniu referências em gestão de pessoas
para falarem sobre retenção e engajamento de talentos
A importância da atuação dos gestores de pessoas para reter e engajar talentos em tempos de crise foi destacado por especialistas em recursos humanos durante o Bom Dia RH, realizado nesta terça-feira (11), em Curitiba. O evento tradicional da ABRH-PR – Associação Brasileira de Recursos Humanos do Paraná trouxe para o debate Mario Nei Pacagnan, Tania Maranha e Yonder Kou, mediados pela presidente da Associação, Daviane Chemin. De acordo com eles, cabe ao pessoal de recursos humanos das empresas propor ferramentas que preparem os colaboradores para enfrentar os desafios em um cenário de adversidades.
“A insegurança que existe nas corporações hoje em dia, em virtude da crise, não apenas econômica, mas também moral e ética deve ser afastada com transparência e comunicação”, disse Tania Maranha, responsável pelas áreas de talent management e comunicação interna para a América Latina de multinacional sueca. “Devemos estimular reuniões e conversas para evitar especulações que aumentem as incertezas”, colocou. Enfatizou que épocas de crise também criam oportunidades e é nesses momentos que se percebe o engajamento dos colaboradores aos propósitos das empresas.
Para Mario Pacagnan, doutor em Administração, o papel da área de Recursos Humanos é fomentar a estratégia dos negócios. “É fundamental uma postura mais ativa na revisão de um plano estratégico e na promoção de ajustes que garantam a sobrevivência da empresa”, observou. Ele acredita que uma conduta de positividade dos gestores de pessoas eleva o moral da equipe. “Devem, ainda, estimular boas práticas que ampliem a competência, garantam a empregabilidade e minimizem os impactos da crise na sustentabilidade da empresa”.
Yonder Kou, MBA em gestão empresarial e especialista em RH, avalia que em momentos difíceis é que se percebe a importância dos gestores de pessoas. “Eles fazem a diferença ao ter coragem de influenciar a organização a enfrentar os desafios surgidos durante uma crise. “Honestidade, transparência, colocar em práticas ferramentas que estimulem a criatividade. Unir as gerações mais jovens às mais experientes no alinhamento de ações que resolvam problemas. Devem analisar números e previsões como se fossem um mantra, e visualizar novas possibilidades. A atuação do RH é fundamental em um cenário crítico”, observou.
A presidente da ABRH-PR, Daviane Chemin, afirmou que os caminhos e as ideias apontadas pelos convidados do Bom Dia RH são estimulantes e se colocam do lado do propósito da Associação de instigar a mudança por meio de ações transformadoras. “O diálogo, ou melhor, as conversas significativas dos gestores de pessoas são fundamentais para ampliar confiança, engajamento e crença dos colaboradores na superação de crises”, disse.
O Bom Dia RH de agosto foi patrocinado pela BSL Idiomas, escola de inglês que se propõe a ensinar a língua para brasileiros, por meio de material didático produzido por editorias estrangeiras e metodologia inovadora.
Debatedores
Mario Nei Pacagnan – doutor em Administração pela FEA-USP, mestre em Administração pela PUC-SP, com pós-graduações nas áreas de administração, marketing e propaganda. É sócio diretor da Litz Estratégia e Marketing, consultor e pesquisador nas áreas de marketing, pesquisa, planejamento estratégico e vendas. Desenvolveu diversos trabalhos relacionados ao planejamento estratégico e ao desenvolvimento de pessoas no ambiente de trabalho. Atualmente assessora o grupo CEBRAC e a empresa BSL idiomas por meio de consultoria permanente.
Tania Maranha – gerente corporativo de recursos humanos da Electrolux e responsável pelas áreas de talent management e comunicação interna para a América Latina da multinacional sueca. Atuou em outros segmentos de RH e concentra experiência em empresas do setor automobilístico e de alimentação. Tem formação de administração de empresas com especializações em RH e gestão de pessoas, além de formações nacionais e internacionais em liderança e change management.
Yonder Kou – diretor de RH da AAM do Brasil e com atuação em empresas como Detroit Diesel, Perkins, Caterpillar e Interprint do Brasil. Ao longo dos 15 anos de carreira, além de RH, gerenciou as áreas de estratégia, governança corporativa, compliance, excelência operacional e qualidade. Graduado em ciência da computação pela PUC-PR, possui MBA em gestão empresarial pela FGV-PR e especialização em RH pela FAE.
Mediadora
Daviane Chemin – executiva de recursos humanos do Sistema FIEP, organização que congrega mais de 4 mil colaboradores nas entidades Sesi, Senai, IEL e Fiep. Formada em psicologia, com MBA em gestão e desenvolvimento de equipes pela FGV e certificação internacional em programas de educação, desenvolvimento organizacional e inovação. Além do Sistema FIEP, sua experiência de mais de 18 anos em RH, foi construída em organizações multinacionais de referência em gestão, tais como Volvo e Volkswagen. Foi diretora de parcerias estratégicas na ABRH-PR – 2004 a 2007. É a atual presidente da ABRH-PR. Foi mentora e coautora da obra “Organização Inspiradora e Pessoas Realizadoras”, do Sistema FIEP e coautora do livro “Mulheres, Elas Fazem História”, junto ao MEX.