Nesta época do ano a procura por vagas aumenta,
conheça como se sair bem em uma entrevista
Colaboradores comprometidos, disponíveis, resilientes, com estabilidade pessoal e profissional e conhecimento técnico. Este é o perfil que as empresas buscam quando o assunto é contratação de funcionários. As exigências para ingressar no mercado de trabalho também integram o processo de recrutamento e seleção do segmento de recursos humanos durante as entrevistas de emprego.
De acordo com Eliane Ventura Catalano, coordenadora de Recrutamento e Seleção da NOSSA Gestão de Pessoas e Serviços, o candidato a uma vaga, independente da área e do trabalho que irá executar, sempre deve ter boa postura e se comunicar de forma clara e objetiva. Responder o que lhe é solicitado e ter apresentação pessoal discreta e adequada. “O resultado deste primeiro contato com o profissional é muito importante e tem muito peso em todo o processo de recrutamento e seleção”, destaca. “As dicas são simples, mas fundamentais”, assegura Eliane.
Por outro lado, ela alerta que durante a entrevista o candidato não deve mentir ou omitir informações. “Também é imprescindível que não fale mal sobre as empresas onde trabalhou”, afirma.
Eliane também orienta que o candidato deve buscar informações sobre a empresa que está oferecendo a vaga. É interessante procurar dados na internet, como localização e o segmento em que atua. Assim chegará para a entrevista com conhecimentos importantes e que podem contribuir para um resultado positivo, recomenda a coordenadora de recursos humanos.
A partir do segundo semestre, há aumento da procura por profissionais e, por consequência, as empresas de recursos humanos intensificam o trabalho para atender uma demanda diversificada de vagas, ampliando a divulgação de ações. Segundo Eliane, nesta época do ano a NOSSA, líder no mercado, incrementa suas ferramentas de marketing com intervenções nas redes sociais e espaços universitários, bem como com cartazes, anúncios na mídia e panfletagem.
“O nosso site é uma fonte muito forte para empresas e candidatos. Em média, atendemos por dia cerca de 100 pessoas. Mas este número varia muito dependendo do projeto e das vagas abertas no momento”, exemplifica Eliane. As vagas mais procuradas estão no segmento operacional, de produção, telemarketing e de vendas.