Empresas devem se preparar para receber uma nova geração de profissionais

14 de março de 2018


A tecnologia avança em ritmo acelerado e altera expressivamente o mercado de trabalho com o surgimento de novas profissões. Já é possível perceber que a era digital “enterrou” muitas tarefas executadas por humanos que passaram a ser feitas por máquinas, aplicativos e softwares. A extinção destas funções nas empresas desenha um futuro no qual o profissional precisará ser altamente especializado, desenvolver habilidades de adaptação, empatia e, principalmente, criatividade para propor soluções. Neste cenário, inteligência artificial, robotização, realidade virtual e aumentada, internet das coisas, automação não são tendências, e a gestão do negócio deverá se preocupar com este amanhã cada vez mais transformador.

 

Na esteira dos avanços tecnológicos surgem novas ferramentas e processos que modificam o papel dos funcionários que precisam se reinventar para permanecer atuando. As transformações atingem de forma impactante a vários setores da economia que estão mais automatizados, um exemplo, são os bancos. “Se de um lado, desaparecem profissões, de outro surgem outras carreiras profissionais, que movimentam o mercado e abrem possibilidades de novas frentes e postos de trabalho”, observa Ricardo Montanher, diretor de vendas da Horizons, especializada em telecomunicações e tecnologia da informação.

 

Na saúde, educação e segurança, por exemplo, a automatização já é realidade. Robôs fazendo cirurgias, plataformas compartilham conhecimentos em várias disciplinas, dispositivos eletrônicos tornam casas e empresas mais seguras, e drones monitoram o agronegócio. “A inovação tecnológica está a passos largos e é um caminho sem volta. É fato, as atividades relacionadas à tecnologia e ao mundo digital terão grande impacto no que diz respeito a novas profissões, principalmente aquelas relacionadas com a área de Tecnologia da Informação”, avalia Montanher.

 

Cabe lembrar que o ponto chave de toda esta questão é que a tecnologia deve ser um aliado e não um algoz. “As empresas precisam pensar novos modelos de negócio, incluindo formas de interação com seus clientes, trazendo expansão e lucratividade. A transformação digital no ambiente corporativo exige habilidades diferentes, equipes de profissionais que superem barreiras e obtenham resultados mais seguros e integrados”, observa o executivo da Horizons.

 

Ele acredita que ciclos de mudanças estão acontecendo de forma rápida, principalmente devido às novidades tecnológicas que surgem a toda a hora. “Mas as empresas introduzem de maneira gradual essas novas abordagens, processos e sistemas. No entanto, o negócio digital continuará a evoluir e as organizações precisam se redesenhar para receber uma nova geração de profissionais”, assinala Montanher.

 

Sobre a Horizons Telecom – A Horizons Telecom é uma operadora de telecomunicações, provendo serviços de conectividade, Internet e telefonia, criada pelo empresário Haroldo Jacobovicz. Com redes de fibra óptica de alta confiabilidade e disponibilidade, a Horizons disponibiliza links dedicados de 5 Mbps até 1 Gpbs, proporcionando comunicação rápida e segura. Esses e outros serviços da Horizons contam com o suporte técnico especializado 24 horas por dia, sete dias por semana.  Atua nas cidades de Curitiba/PR e região metropolitana, Barueri/SP, São José dos Campos/SP, Osasco/SP e Mauá/SP. Mais informações: www.horizontelecom.com.

horizons

Contato