UNIDADE DE NEGÓCIOS

Viasoft Connect Connect Week

Dados mostram um Paraná cada vez mais empreendedor

14 de março de 2011


Abertura de empresas demanda a necessidade de empresários visionários e preparados para inovar em seu segmento de atuação

Dados divulgados pela Jucepar-Junta Comercial do Paraná apontam que em 2010 no Paraná foram constituídas mais de 54 mil empresas e filiais em todo o Estado. Somente em 2011, até janeiro, o número chega a quase 4 mil novas empresas. Estes índices reforçam a imagem empreendedora do paranaense e colocam em questão quais os tipos de atitude que o empresário deve assumir para obter sucesso em seus negócios.

Este será o enfoque principal da palestra “Saber Empreender e Manter-se Empreendedor – O Desafio”, ministrada pelo professor Jefersom Machado, da Profissionais Associados Ltda, no sábado e domingo (19 e 20/03), das 15h45 às 16h45, na Feira do Empreendedor Sebrae Paraná 2011, realizada na Expo Unimed.

Segundo ele, existe a necessidade global de se contar com profissionais que, além de bons gestores, apresentem soluções inovadoras ao mercado. “Para ser bom empreendedor, é preciso saber inovar. E, ao contrário do que pensa a maioria, inovação não está associada exclusivamente a desenvolvimento de novos produtos e serviços ou a algo extraordinário”, diz Machado. “Inovadora é a postura de ação contínua com relação à melhoria das estratégias de desenvolvimento dos produtos e serviços direcionados para seu público alvo e a divulgação e prospecção de novos negócios com atuais e novos clientes”.

Como exemplo clássico, Machado cita o case das Havaianas, que mudou radicalmente a variedade do produto e a forma de se relacionar com o público consumidor ao inserir lojas em shopping centers e cidades estratégicas para o negócio. “Neste caso, ocorreu uma mudança profunda no sistema de gestão e de produção fabril da empresa para ancorar o empreendedorismo sustentável”, explica. Segundo ele, o outro tipo de inovação que dá sustentação ao desenvolvimento de um país está associado a pesquisa e desenvolvimento de novos negócios. “Como o Brasil ainda não apresenta tradição de grandes investimentos em pesquisa, cabe a nós a importação das inovações”.

Postura inovadora com foco em negócios

Para o palestrante, especialista em Desenvolvimento Humano de Gestores pela FGV – Fundação Getúlio Vargas e graduado como Global Networker pela JCI Japan Academy, do Japão, é possível definir se uma empresa é empreendedora ao analisar um único quesito. “Sem estratégias e metas bem definidas é difícil evoluir na satisfação dos clientes e ampliar o market share”, resume, recomendando disciplina para pesquisar muito antes de começar o negócio, aprender a valorizar criatividade e inovação constante e vencer o medo das alianças e das parcerias estratégicas.

Segundo Machado, autor e co-autor de diversos programas de capacitação de lideres, gestores e empreendedores, nos últimos anos houve um aperfeiçoamento no conceito de empreendedorismo em virtude de novas tecnologias e novos formatos de negócios, ocasionando mudanças no perfil esperado de um empreendedor. “Atualmente, o mercado exige um profissional que alie criatividade e inovação constante e em alta velocidade. É preciso dar foco e segmentar a atuação para conseguir otimizar os recursos que dispõem, além de contar com a velocidade na execução de uma estratégia, caso contrário pode perder para outro que chegou antes ao cliente alvo”.

De acordo com ele, empreendedorismo não se restringe aos donos do negócio. Pelo contrário, o funcionário também pode ser um empreendedor dentro de seu emprego. “As atuais empresas estão sempre querendo gente com perfil empreendedor, capaz de diagnosticar necessidades de melhoria, gaps para inovação e com competência para elaborar o projeto e liderá-lo até que os resultados estejam explicitados. Um país que sediará em breve eventos de porte internacional precisa de mão de obra capacitada e empreendedora para atender a demanda”.

Serviço – Palestra “Saber Empreender e Manter-se Empreendedor – O Desafio”

Palestrante: Professor Jefersom Machado

Data: sábado (19/03) e domingo (20/03), das 15h45 às 16h45

Inserida na programação da Feira do Empreendedor Sebrae Paraná 2011

Local: Expo Unimed

Contato