O Instituto de Engenharia do Paraná (IEP) recebeu nesta manhã mais um importante evento dedicado à inovação, à ciência e à tecnologia: o lançamento oficial do Data Science Summit 2025, que acontecerá também no IEP nos dias 29, 30 e 31 de Outubro deste ano.
Parceiros, apoiadores, patrocinadores e a comunidade científica e tecnológica se reuniram para conhecer a proposta do evento para esta edição (o evento é realizado desde 2017), trocar ideias e fazer networking.
“O Data Science Summit é uma oportunidade única para explorar como a Ciência de Dados está revolucionando as diversas áreas do conhecimento, além de servir como um palco estratégico para o encontro dos principais players do setor no Paraná e no Brasil, impulsionando o fomento e a articulação do ecossistema de inovação”, disse o organizador, Alessandro Binhara, em sua fala de boas-vindas.
“O IEP, sempre alinhado com a inovação, apoia iniciativas como esta, que estão alinhadas à sua proposta de disseminação do conhecimento e de levar aos profissionais formas de aprimorar o seu contato com a tecnologia, em especial com a inteligência artificial. Ademais, é praticamente irrelevante a pessoa utilizar o melhor software de IA, caso não saiba construir a indagação corretamente, a resposta resultante do software de IA estará duplamente errada”, disse o Presidente do IEP, Eng. Eletricista Nelson Luiz Gomez.
Segundo Luiz Marcio Spinosa, Diretor da Fundação Araucária, o evento, contemplado por meio de recursos cedidos via edital de fomento promovido pela Fundação Araucária, reforça o compromisso com a disseminação do conhecimento. Ele lembrou que a Fundação Araucária, uma das 27 fundações estaduais de amparo à pesquisa do país, tem se destacado pelo incentivo contínuo a projetos de impacto. “Temos a felicidade em saber que o evento foi contemplado, pois isso traduz o reconhecimento do valor de iniciativas como esta, que colocam temas como ciência de dados, engenharia e transformação digital em pauta”, citou.
Spinosa enunciou que as ações da Fundação se alinham às cinco verticais prioritárias do Governo do Paraná — agrobiotecnologia, energias sustentáveis, cidades inteligentes, sociedade, educação e economia —, tendo como primeira transversal a transformação digital, justamente onde se aplica o investimento ao Data Science Summit 2025.
“Desde 2019, os recursos aplicados na área de ciência e tecnologia no estado foram multiplicados por sete, reflexo direto do entendimento e apoio do governo ao papel estratégico da pesquisa. Essa visão tem se consolidado graças a um sistema diferenciado, com sete universidades estaduais, quatro federais e um instituto tecnológico, gerando uma penetração territorial e científica que nenhum outro estado brasileiro alcança”, resumiu.
“É uma grande satisfação para o Tecpar apoiar o DSSBR 2025, especialmente em um momento em que somos constantemente procurados com ideias promissoras — mas que, como agora, precisam ser materializadas. Vivemos um cenário de transformações aceleradas pela tecnologia, e o alinhamento com a visão do Governo do Estado, que busca descentralizar as iniciativas, fortalece ainda mais nosso compromisso com a construção coletiva de conteúdo e conhecimento”, encerrou o Presidente do TECPAR, Celso Kloss. Mais informações sobre o evento em https://dssbr.com.br/.