Curitiba sediará 26º Congresso de Engenheiros Civis

15 de dezembro de 2021


Evento acontece em dezembro e trará grandes nomes da área no país, como o Ministro da Infraestrutura, para discutir as novidades e os rumos da profissão no Brasil

 

A cidade de Curitiba (PR) será palco, entre os dias 15 e 17 de dezembro, de um dos mais importantes eventos de Engenharia Civil do Brasil. Em sua 26º edição, o Congresso Brasileiro de Engenheiros Civis acontecerá na sede do Instituto de Engenharia do Paraná (IEP) e reunirá grandes nomes da área em 13 palestras, painéis e mesas redondas abordando assuntos de importância para a profissão no país.

 

Aberto a profissionais e estudantes da área, o evento é organizado pela Associação Brasileira de Engenheiros Civis (ABENC), entidade civil sem fins lucrativos voltadas aperfeiçoamento técnico, científico e cultural destes profissionais. Neste ano, além das últimas novidades e atualizações do setor, o encontro terá como destaque os debates voltados a um ensino superior de melhor qualidade para a Engenharia Civil e a importância desse aprimoramento de formação para a sociedade como um todo, dado o impacto da profissão na vida da comunidade.

 

“Acreditamos que as novas diretrizes curriculares possam trazer contribuições significativas para o processo de ensino e aprendizagem da Engenharia. Neste sentido, reconhecemos que a sua implantação não é uma tarefa fácil e precisa ser consentânea com a legislação que regulamenta o exercício profissional. A ABENC, sensibilizada pelos possíveis impactos trazidos pelas novas DCNs, cria neste CBENC espaços e oportunidades de discussão e reflexão sobre o tema”, destaca o Engenheiro Civil Francisco José Teixeira Coelho Ladaga, presidente da ABENC e porta voz do evento. “Temos uma profissão viva e com alta demanda, haja vista a efetiva contribuição da mesma à economia de nosso país neste momento de pandemia. É preciso cuidado para que propostas curriculares mal planejadas e supostamente inovadoras venham a descaracterizar esta clássica e histórica profissão”, alerta Ladaga.  

 

Dentro deste enfoque, a palestra do Engenheiro Civil Marcos Tozzi, Doutor em Engenharia pela Universidade de São Paulo (USP) e especialista em avaliação de cursos de graduação, abordará um dos assuntos mais importantes do momento que é a qualidade do ensino superior da profissão no Brasil.

 

Dando sequência ao tema, a palestra do Engenheiro Civil Dante Alves Medeiros, Doutor em Engenharia pela Universidade de São Paulo (USP) e professor desde 1985 da Universidade Estadual de Maringá (UEM), uma das melhores escolas de Engenharia Civil, será de grande destaque, com discussões sobre diretrizes curriculares específicas para o ensino da profissão.

 

Serão realizadas ainda palestras sobre assuntos pertinentes à Engenharia Civil, como o Plano Diretor, Pontes estaiadas e protendidas, a nova Lei de Licitações, Engenharia Costeira e a NBR 15575 que trata do desempenho de edificações habitacionais, entre outras.

 

Engrandecendo o evento, a presença do Ministro da Infraestrutura, Engenheiro Civil Tarcísio Gomes de Freitas, que realizará a palestra de encerramento abordando o tema “A Infraestrutura Brasileira”.

 

Abaixo a programação completa:

 

15 de dezembro

 

19h – Abertura Solene

 

16 de dezembro

 

8h30 – “Como aumentar a produtividade e a competitividade da produção de estruturas em concreto autodensável e reforçado com fibras”, a cargo do Engenheiro Civil Ricardo Ferreira.

 

10h – “A importância do Plano Diretor”, a cargo do Engenheiro Civil e Professor Doutor Rubens Eugenio Barreto Ramos.

 

11h – “Pontes protendidas e estaiadas, da inspeção visual à especial”, a cargo do Engenheiro Civil       Doutor Carlos Henrique Siqueira.

 

14h – “Mútua voltada para os profissionais”, a cargo Engenheiro Agrônomo Francisco Almeida.

 

15h – “Engenharia Civil: DCNs – Desafios para a formação e exercício profissional”, com o Engenheiro Civil Doutor Dante Alves Medeiros.

 

16h – “Engenharia Costeira”, com o Engenheiro Civil Doutor Eduardo Felga Gobbi.

 

17h – “A nova Lei de Licitações – Lei nº 14.133/2021”, com o Engenheiro Civil José Eugênio Souza de Bueno Gizzi.

 

17 de dezembro

 

8h30 – “Avaliação da qualidade do ensino de Engenharia Civil”, com o Engenheiro Civil Doutor Marcos Tozzi.

 

10h – “Mananciais de abastecimento e a poluição”, com o Engenheiro Civil Doutor Antônio Roberto Martins Barboza de Oliveira.

 

11h – “Trabalhista! E agora?! Onde as empresas mais erram?”, com o Juiz do Trabalho Doutor Marlos Augusto Melek.

 

14h – “Desempenho das Construções: como atender à NBR 15575”, com a Engenheira Civil Edna Possan.

 

15h – “Engenharia diagnóstica e os desafios da Vistoria Predial”, com o Engenheiro Civil e Arquiteto Doutor Alexandre de Moraes Ferreira.

 

16h – “Mesa redonda/debate: Legislação de Inspeção Predial”, com a Engenheira Civil Suenne da Silva Barros e o Engenheiro Civil e Arquiteto Doutor Alexandre de Moraes Ferreira.

 

17h – “Carta de Curitiba”, com os Engenheiros Civis Ney Fernando Perracini de Azevedo, Luiz Capraro e Vera Lucia de Lima Gomes.

 

18h30 – “Palestra de Encerramento – A Infraestrutura Brasileira”, com o Ministro da Infraestrutura Engenheiro Civil Tarcísio Gomes de Freitas.

 

Contato