UNIDADE DE NEGÓCIOS

Viasoft Connect Connect Week

CREA-PR e ministra da Casa Civil Gleisi Hoffmann debatem condições da infraestrutura do Paraná

28 de junho de 2011


Agenda Parlamentar aborda infraestrutura com foco na situação de aeroportos, ferrovias, rodovias e portos do Estado

 

Nesta sexta-feira (01/07), às 8h30, no Auditório Horácio Coimbra do Cietep, a ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, participa do primeiro evento oficial no Paraná após assumir o novo cargo. Em parceria com o CREA-PR (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado do Paraná), e em conjunto com a FIEP, Senge-PR e IEP-PR, Gleisi acompanhará a segunda edição estadual da Agenda Parlamentar do CREA-PR, direcionada à discussão da infraestrutura no Estado no que diz respeito à condição dos aeroportos, ferrovias, rodovias e portos. “É a oportunidade de debatermos os encaminhamentos necessários para prover a infraestrutura que o Paraná precisa tendo como foco o desenvolvimento igualitário de todas as regiões”, diz o presidente do CREA-PR, engenheiro agrônomo Álvaro Cabrini Jr.

O assunto é reincidente nos EBDRs-Estudos Básicos de Desenvolvimento Regional (diagnósticos práticos que estão sendo realizados pelo Conselho em todo o Paraná e que serão apresentados aos gestores públicos com orientações sobre como e onde ele poderá obter recursos e com qual finalidade) e está presente na pauta do Conselho, como por exemplo no desenvolvimento do Plano Estadual de Logística e Transporte para o Estado do Paraná (PELT 2020), trabalho realizado em 2010 em conjunto pelo CREA-PR, FIEP-PR, Sindicato da Indústria da Construção Pesada do Estado do Paraná (Sicepot – PR) e Instituto de Engenharia do Paraná (IEP). “O aumento da demanda por infraestrutura comprova a elevação de renda dos brasileiros. Em razão deste avanço na renda, vamos ter de ampliar a infraestrutura do Brasil em todos os setores, o que mostra que estamos vivendo um grande momento de nosso desenvolvimento”, diz a ministra Gleisi Hoffmann.

Agenda Parlamentar

O programa Agenda Parlamentar é desenvolvido pelo CREA-PR desde 2008, com a proposta de reunir profissionais, entidades de classe, gestores públicos e lideranças municipais, estaduais e federais do estado para colaborar com a gestão pública a partir do conhecimento técnico dos profissionais das áreas tecnológicas.

Em 2011, a Agenda apresenta um novo formato de abrangência nacional, que tem como intuito atingir os 399 municípios do Paraná e, simultaneamente, envolver todo o poder público, desde vereadores, deputados, senadores, governadores, prefeitos, secretários e ministros. Neste ano, o programa acontece em três etapas distintas: as Agendas Locais (96 ao todo), as Agendas Regionais (07, nas regionais do CREA-PR em todo o Estado, no segundo semestre) e as Agendas Estaduais, com ações na Assembleia Legislativa do Paraná e debates em Curitiba e Foz do Iguaçu em parceria com ministros,  senadores, governo do Estado e deputados paranaenses.

Em seu primeiro ano, a Agenda priorizou o debate dos projetos de lei, passando em 2009 e 2010 ao estudo das carências dos municípios e à elaboração de propostas por parte de entidades de classe vinculadas ao CREA-PR. De um total de 237 propostas, 35 já foram concluídas e 101 estão em andamento. Agora, além de manter a elaboração de propostas para os municípios e o acompanhamento dos projetos de lei em tramitação na Assembleia Legislativa, a Agenda resulta nos EBDRs, que permitem uma visão mais prática do trabalho e possibilita entregar nas mãos dos gestores um relatório pronto com recursos disponíveis em fundos e programas do Governo e para que tipo de obra eles podem ser utilizados.

O evento terá a presença de senadores, deputados estaduais e federais, representantes do Governo do Estado, além das presenças já confirmadas do DNIT, Valec, da Coordenação do PAC II (Ministério do Planejamento) e da Secretaria da Aviação Civil da Presidência da República. Informações e confirmações podem ser feitas pelo telefone 0800-410067.

Contato