CREA-PR e entidades debatem a importância do salário mínimo profissional

8 de abril de 2013


O CREA-PR (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná) promove na sexta-feira (12), das 8h30 às 12h, na Universidade Positivo, em Curitiba, o seminário Engenharia e Desenvolvimento Nacional: a importância do salário mínimo profissional, para debater e promover o encontro das diferentes visões sobre o papel dos engenheiros e da regulamentação do piso salarial da categoria.

“O tema ganha especial importância no atual modelo de desenvolvimento econômico e social brasileiro, que tem como um de seus pilares a retomada dos investimentos públicos e privados no setor de infraestrutura”, explica o organizador do seminário, engenheiro civil Valter Fanini. Segundo ele, a partir de reflexões econômicas e jurídicas surgidas a partir do evento, será analisada a possibilidade de se constituir, em uma economia de mercado, pisos salariais para diferentes categorias profissionais.

“Estas análises permitirão que representantes de segmentos da indústria, sindicatos e poder público apresentem suas posições e proponham alternativas positivas nas normativas que regem e regulamentam a remuneração dos profissionais de Engenharia e Agronomia assalariados e estatutários”, completa Fanini.

Com isso, o CREA-PR pretende contribuir com a constituição de um fórum de debate permanente composto por representantes do setor produtivo, do poder público e dos sindicatos para juntos tratar da  regulação e remuneração dos profissionais representados pelo Sistema CONFEA/CREA.

PROGRAMAÇÃO

Engenharia e Desenvolvimento Nacional: a importância do salário mínimo profissional

Data: 12 de abril de 2012

Local: Universidade Positivo – Auditório do Bloco Amarelo

8h – Credenciamento

8h30 – Abertura presidente do CREA-PR, engenheiro civil Joel Krüger

8h45 – Palestra de Abertura – “Os efeitos dos pisos salariais na economia”. Professor Marcelo Curado – Departamento de Economia da UFPR

9h30 – Debate

10h – Intervalo

10h15 – Visões setoriais sobre o Salário Mínimo Profissional. Debatedores: Representantes do CREA-PR, FIEP, FISENGE, SEAP, SENGE-PR e SINDUSCON-PR

12h – Encerramento

Organização: CREA-PR

Apoio: FIEP, FISENGE, SEAP, SENGE-PR, SINDUSCON e Universidade Positivo

Contato