UNIDADE DE NEGÓCIOS

Viasoft Connect Connect Week

CREA-PR amplia abrangência da Agenda Parlamentar e leva o programa a todas as instâncias do poder público

15 de fevereiro de 2011


 

O CREA-PR (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura, Agronomia e Geociências) lança nesta sexta-fei

ra (18), às 13h, no plenário do Conselho em Curitiba (PR), a edição anual do programa Agenda Parlamentar, que tem a proposta de reunir profissionais, entidades de classe, gestores públicos e lideranças municipais, estaduais e federais do estado para colaborar com a gestão pública a partir do conhecimento técnico dos profissionais das áreas tecnológicas.

Em 2011, a Agenda apresenta um novo formato de abrangência nacional, que tem como intuito atingir os 399 municípios do Paraná e, simultaneamente, envolver todo o poder público, desde vereadores, deputados, senadores, governadores, prefeitos, secretários e ministros. Neste ano, o programa acontecerá em três etapas distintas: a realização das Agendas Locais (96 ao todo, com início em março), as Agendas Regionais (07, nas regionais do CREA-PR em todo o Estado, no segundo semestre) e as Agendas Estaduais, com ações na Assembleia Legislativa do Paraná e debates em Curitiba e Foz do Iguaçu em parceria com os senadores, governo do Estado e deputados paranaenses.

Agenda parlamentar na região de Londrina

Em seu primeiro ano, a Agenda priorizou o debate dos projetos de lei, passando em 2009 e 2010 ao estudo das carências dos municípios e à elaboração de propostas por parte de entidades de classe vinculadas ao CREA-PR. De um total de 237 propostas, 35 já foram concluídas e 101 estão em andamento.

Segundo o gerente da regional em Londrina (PR), Jefferson Oliveira da Cruz, em 2011 o objetivo é realizar todas as ações executadas desde o início do projeto em apenas um ano. “Estamos cada vez mais nos aproximando dos nossos gestores públicos. No primeiro ano o foco da Agenda eram os deputados estaduais, na sequência, elaboramos diagnósticos e propostas para os gestores municipais, buscando a melhoria da qualidade de vida nos municípios. E depois fizemos um trabalho junto às associações de municípios”, explica.

A programação deste ano conta com agendas em 96 municípios do Estado, sendo 17 deles na abrangência da Regional Londrina. Nessas ocasiões serão realizados Estudos Básicos de Desenvolvimento Regional para mostrar aos gestores de que forma e aonde os recursos devem ser investidos. “Teremos ainda a Agenda Parlamentar com os deputados estaduais, defendendo que projetos de lei de interesse das profissões de engenharia, arquitetura, agronomia e geociências sejam votados com prioridade. Assim, vamos realizar encontros em nível municipal, regional, estadual e federal”, diz Cruz. As reuniões da Agenda Parlamentar de competência da regional de Londrina iniciam no dia 18 de abril, com o encontro final na cidade em 30 de agosto.

Comunicação com gestores e com sociedade

Todas as ações e atividades inseridas na programação da Agenda Parlamentar podem ser acompanhadas no blog Paraná em Debate – www.paranaemdebate.com.br, veículo com mais de 20 mil acessos mensais idealizado pelo CREA-PR para fomentar a discussão dos assuntos pertinentes à cidade e também colaborar com o exercício pleno da cidadania por parte dos profissionais e da sociedade como um todo.

Além disso, em todas as reuniões, o CREA-PR entrega aos presentes os seus cadernos temáticos, que abordam assuntos como mobilidade urbana, acessibilidade, cercas eletrificadas, conservação de solos e da água, iluminação pública, inspeção e manutenção predial, instalações provisórias, licenciamentos ambientais, licitações e obras públicas, segurança, obtenção de recursos, planos diretores, prevenção de catástrofes, produtos orgânicos, resíduos sólidos, saneamento ambiental e uso e reuso da água, entre outros.
“A Agenda Parlamentar é um ato de cidadania e apartidário, pois envolve o profissional nas discussões municipais e devolve à sociedade o conhecimento que adquirimos na academia”, afirma o presidente do CREA-PR, engenheiro agrônomo Álvaro Cabrini Júnior. Mais informações em www.paranaemdebate.com.br e twitter.com/paranaemdebate

Contato