Consultor fala sobre a importância dos indicadores para os micro e pequenos empresários

7 de abril de 2016


1. O que são indicadores e para que servem?

Indicadores são variáveis que permitem quantificar e avaliar os processos e seus resultados. Assim, trazem um olhar mais objetivo sobre os níveis de desempenho alcançados, dando maior eficácia à gestão. Por exemplo, ao adotar uma nova forma de expressar reconhecimento aos colaboradores, a empresa costuma ter dificuldade em saber se a ação teve resultado. Mas, se são usadas medidas como rotatividade e retenção, a intuição é substituída com vantagens por dados objetivos e comparáveis.

 

Os indicadores também são usados pela maioria das ferramentas e técnicas de gestão que atualmente são importantes para o sucesso dos negócios, como o PDCA, o BSC, o Seis Sigma e outras. Portanto, um bom entendimento dos indicadores também é essencial para o uso dessas técnicas mais sofisticadas.

 

2. Qual a importância do uso dos indicadores de RH para as MPEs?

A gestão, mesmo de um pequeno negócio, exige muito esforço e atenção. O uso de indicadores de desempenho, seja na área financeira, de vendas ou de recursos humanos, ajuda o empresário a ter domínio de todos esses aspectos do negócio, para que possa priorizar sua atenção e determinar a eficácia de suas ações.

 

Por estar mais próximo do dia a dia do negócio, muitas vezes o empresário se apoia exclusivamente em sua intuição. Mas, com a variedade de preocupações que tem, acaba por não perceber algumas anomalias que podem estar lhe custando dinheiro. Um exemplo é o absenteísmo que, muitas vezes, ao começar a ser medido, traz surpresa e leva a necessidade de ações corretivas.

 

3. Muitas vezes o RH das MPEs é feito pelo próprio dono. É possível conciliar a gestão do negócio com a gestão de RH e seus indicadores?

 

Com certeza, até porque a gestão das pessoas é um dos aspectos mais importantes do negócio. Então, mais que conciliar, há necessidade de integrar essas ações com a administração do negócio.

 

Um aspecto muito positivo é que a forma de usar os indicadores não varia com a área. Assim, uma vez que o empresário ou o administrador domine a ferramenta, pode usá-la em todas as áreas de seu negócio do mesmo modo.

 

4. Como será a abordagem da sua palestra no evento da ABRH-PR?

 

Vou destacar a simplicidade e o poder dos indicadores para ajudar a gestão dos negócios – especialmente nos aspectos relacionados com os recursos humanos – por meio de exemplos e analogias. Também quero mostrar todas as etapas de uso dos indicadores, os erros mais comuns e oferecer algumas dicas que podem melhorar o uso dessa poderosa ferramenta de gestão.

 

Palestrante/entrevistado

Dórian L. Bachmann

Engenheiro Químico pela UFPR, Pós-Graduado em Engenharia de Processamento de Petróleo e MBAs em Gestão de Negócios e Marketing e em Gestão de Negócio e Tecnologia da Informação.

Trabalhou na IBM do Brasil, na URBS e na Petrobras. É sócio e diretor técnico da Bachmann & Associados, consultoria especializada em indicadores de desempenho e benchmarking. Coordena o programa “Benchmarking Paranaense de Recursos Humanos”, realizado em parceria com a ABRH.

Dorian Bachmann_web

Contato