Como gerenciar melhor o seu tempo no trabalho?

7 de junho de 2016


O vice-presidente financeiro da ABRH-PR, Paulo Moacir da Silva, fala na entrevista abaixo como as pessoas podem administrar as diversas funções que acumulam em seus ambientes de trabalho. Confira.

 

Qual prática você recomenda para potencializar as atividades no trabalho?

Tudo começa no processo de seleção dos profissionais, ou seja, as empresas devem ser mais criteriosas quanto a:  procurar identificar profissionais que possuam os mesmos valores e as mesmas crenças da organização; trazer profissionais com os seus pontos fortes e potencias em linha com as atividades que serão desempenhadas por eles. O que é  muito comum ocorrer nas empresas ainda?  Admitem-se pessoas com certas competências e na sequência investem uma enorme quantia de recursos para melhorar os pontos fracos delas, quando o ideal é potencializar os investimentos em treinamento e desenvolvimento nos pontos fortes das pessoas, e administrar os seus gaps.

Como saber quantas atividades “cabem” na agenda de trabalho?

Depende da natureza da atividade, há aquelas em que o trabalho se desenvolve de forma mais mecânica, aí fica menos difícil de estabelecer parâmetros da quantidade de trabalho para cada  funcionário. Agora a situação complica nos trabalhos de característica não repetitiva, ou melhor, as que tem uso intenso das faculdades mentais.  Nesses casos só vejo uma forma eficiente: partindo do pressuposto que as pessoas são diferentes, o segredo então é a adoção de metodologias e  ferramentas de gestão que possibilite conhecer os limites de cada trabalhador, em termos de ritmo e energia. Aí sim,  fica menos complicado desenhar uma estratégia de gestão.

Quais são os resultados do mau planejamento de tempo?

Eu costumo afirmar que uma das poucas variáveis da vida –  que não tem a possibilidade de restaurar, chama-se tempo.  Assim, o mau planejamento do tempo é danoso a qualquer organização.

De qual forma é possível organizar o tempo para ter mais produtividade?

É preciso ter foco, o que não é tão simples nos dias atuais, considerando todos dispositivos de informação e comunicação que nos atraem a desconcentração. Acho que as respostas já estão nas duas primeiras perguntas.

Quais dicas você dá para quem deseja organizar melhor seu tempo?

Fazer aquilo com o que se identifica, que gosta, que tem paixão, pois assim é mais fácil conhecer os seus limites.

 

Como se livrar de distrações durante o trabalho?

Precisamos aprender a reaprender. O mundo viva mais um momento de transição, o de agora, é o da tecnologia informacional, destacando para informação e comunicação, que nos permite compartilhar, criar, manifestar, aprender, e etc.

Você recomenda aplicativos de gerenciamento de tempo, como “remember the milk” e “todoist?

Depende, se for para o uso de “comando e controle “ não, agora como uma ferramenta para contribuir na gestão,  sim pode agregar, sem dúvida.

gerenciamento

Contato