Foi iniciado na manhã desta quarta-feira o 20˚ Fórum de Docentes, promovido pelo CREA-PR até quinta-feira no Hotel Mabu Royal Centro, em Curitiba, e que tem como temas centrais de discussão o processo de reconhecimento de cursos, atribuições profissionais e inovações no sistema educacional.
“O evento é fruto de sugestões feitas pelos próprios coordenadores de curso e hoje temos a oportunidade de discutir os temas que nos interessam e nos afligem dentro das nossas instituições de ensino”, disse a engenheira civil Edna Posan, da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), na solenidade de abertura do Fórum. “O CREA-PR vem trazendo pontos positivos aos profissionais da Engenharia que atuam no ensino superior a partir da inclusão das instituições de ensino junto ao Conselho”.
“Ainda temos um caminho muito grande a percorrer, mas, passados 20 anos da realização do primeiro Fórum, conseguimos demonstrar para o Brasil e para o Paraná que o Conselho é formado pelos profissionais e também pela academia. Enalteço o espaço que o CREA-PR concede às instituições de ensino, que têm voz ativa no cotidiano do sistema profissional”, comentou o coordenador nacional das Câmaras Especializadas de Engenharia Civil do Sistema CONFEA/CREA, engenheiro civil Luiz Capraro.
“O caminho para a excelência está diretamente relacionado à participação das instituições de ensino”, comentou a coordenadora da Comissão de Educação e Atribuição Profissional do CREA-PR, engenheira civil Janilce dos Santos Negrão Messias. “Neste ano, a programação do Fórum traduz as aflições e os anseios das instituições de ensino e permite uma grande aproximação entre a instituição que ensina e a que regulamenta as profissões. É preciso fechar este abismo para termos profissionais melhor preparados para entender como a profissão está inserida na sociedade e também para nos prepararmos para esta nova realidade que se apresenta aos professores, formada pelas tecnologias e inovações”.
O conselheiro federal e presidente da Associação Brasileira de Engenheiros Civis (ABENC), engenheiro civil Francisco José Teixeira Coelho Ladaga, comentou que a entidade fará um movimento nacional em busca das diretrizes curriculares do curso de engenharia civil. “Sou contra as profissões tradicionais da Engenharia perderem seu DNA”, disse. “Acredito que precisamos discutir o ensino superior, questionando e cobrando educação de base que forme alunos com potencial para se tornarem bons profissionais”.
A solenidade foi encerrada pelo presidente do CREA-PR, engenheiro civil Joel Krüger, que falou sobre o compromisso da sua gestão com a inovação, qualidade e sustentabilidade inseridas no contexto do sistema profissional. “As instituições de ensino representam um papel fundamental dentro do sistema. Por isso, na atual gestão do Conselho, idealizamos produtos e serviços com foco nesta relação e no acolhimento dos profissionais da academia”, explicou, citando a implantação do Departamento de Relações Institucionais (DRI) – que intensifica a relação do CREA-PR com as instituições de ensino -, a instituição do Colégio de Instituições de Ensino, a relação com os alunos a partir do programa CREAjrPR e o cadastro e atualização de cursos em meio eletrônico, entre outros.
Por fim, Krüger fez o lançamento oficial da revista científica eletrônica do CREA-PR, cuja primeira edição conta com dez artigos inéditos. “Esta ferramenta representa mais um canal de divulgação da produção científica paranaense e foi formatada com a participação de instituições de ensino de todo Paraná”, concluiu.
O 20˚ Fórum de Docentes reúne coordenadores de cursos de graduação, técnicos, tecnólogos e dirigentes de instituições de ensino que ofertam cursos afetos às áreas das Engenharias, Agronomia e Geociências, além de conselheiros regionais e federais, representantes do Ministério da Educação e demais autoridades.
A programação de quarta-feira será dividida em dois blocos: Reconhecimento de Cursos e Atribuições Profissionais e Inovações no Sistema de Educação. Na quinta-feira, os participantes acompanharão oficinas técnicas abordando os temas Mobilidade acadêmica e acreditação, Lei de Inovação, Direitos Autorais e Profissionais Estrangeiros.
Foto: Leandro Taques