Diretor da Horizons avalia que momentos disruptivos exigem
líderes de TI com profundo conhecimento do universo digital
A tecnologia modifica profundamente a estrutura das empresas e assume papel estratégico dentro do negócio. Este cenário favorece o protagonismo dos CIOs. Pelo menos é o que comprova pesquisa da consultoria Gartner Group: 40% desses profissionais são os responsáveis pela transformação digital das suas corporações. E conclui que momentos disruptivos exigem que eles passem de simples gestores técnicos da área de TI para conhecedores da inovação e do universo digital, e essenciais nos resultados das companhias.
O Portal do CIO, criado para divulgar estratégias de negócios e TI para líderes corporativos, realizou uma pesquisa com profissionais da área sobre as principais características do CIO do futuro. Os resultados mostram que com a potencialização de conceitos como cloud, internet das coisas (IoT), inteligência artificial (AI) e mobilidade, o CIO deverá ser adaptável para 50% dos entrevistados; agilidade e criatividade serão as principais qualidades para 30%; e 19% acreditam que maior facilidade de gerir equipes será fundamental. E, apenas, 1% disse que o CIO deverá procurar constante atualização e capacitação profissional.
Na opinião de Ricardo Montanher, diretor da Horizons, especializada em telecomunicações e tecnologia da informação, a carreira do CIO encontra-se em plena transformação e deve caminhar lado a lado da evolução tecnológica e da hiperconexão. O CIO deve ficar atento às tendências que, no futuro, moldarão seu trabalho, e impactarão na performance da empresa. “Não se pode falar de profissionais de TI sem deixar claro que devem ter uma liderança segura e eficiente, buscando alinhar pessoas, cultura e processos para conseguir bons resultados”, observa o executivo.
Montanher também coloca que se manter atualizado constantemente, participar das redes de relacionamento, ter habilidade emocional, poder de negociação, visão inovadora para experimentar tecnologias novas, ter vocação para área de pesquisa e um lado voltado ao business da empresa engrossam o rol de características que serão exigidas do CIO no futuro. “Cada vez mais o CIO será responsável por mudanças na condução dos negócios, na agilidade e na entrega de soluções. Planejar, buscar leads e adotar novas tecnologias irão ajudá-lo a navegar pela transformação digital e prepará-lo para as grandes mudanças como automação, orçamentos de tecnologia descentralizados, adoção rápida de serviços baseados em nuvem e Inteligência Artificial, todas necessárias ao negócio”, avalia.
O diretor da Horizons assegura que todos os sinais indicam que o CIO desempenhará papel fundamental na tomada de decisões estratégicas e táticas para que a empresa avance e se consolide no mercado. “Mas também é fundamental que esses profissionais sejam o principal impulsionador de uma mudança estrutural mais ágil, segura, funcional, flexível, e capazes de fornecer rapidamente soluções, estimular a criatividade, a inovação e a cultura de experimentação”.
Para concluir, Montanher sublinha que no segmento tecnológico é fundamental que o CIO conheça o mercado fornecedor, “buscando parceiros que acompanhem a evolução tecnológica, oferecendo produtos, serviços e plataformas que conduzam à excelência e que impactem positivamente no resultado das empresas”.
Sobre a Horizons Telecom – A Horizons Telecom é uma operadora de telecomunicações, provendo serviços de conectividade, Internet e telefonia, criada pelo empresário Haroldo Jacobovicz. Com redes de fibra óptica de alta confiabilidade e disponibilidade, a Horizons disponibiliza links dedicados de 5 Mbps até 1 Gpbs, proporcionando comunicação rápida e segura. Esses e outros serviços da Horizons contam com o suporte técnico especializado 24 horas por dia, sete dias por semana. Atua nas cidades de Curitiba/PR e região metropolitana, Barueri/SP, São José dos Campos/SP, Osasco/SP e Mauá/SP. Mais informações: www.horizonstelecom.com.