Representantes do Colégio de Entidades Regional (CDER-Estadual) se reuniram na última sexta-feira, em Curitiba, para a 19ª Reunião Ordinária do Colegiado, conduzida pelo novo coordenador estadual, engenheiro civil Nivaldo Barbosa de Lima, com a presença do presidente do Conselho, engenheiro civil Joel Krüger.
A reunião foi iniciada com a apresentação das diretrizes de atuação do Colégio no período 2012/2013, referentes à ação junto ao Corpo de Bombeiros, a participação do grupo na revogação da Resolução n° 1032/2011 e o aumento significativo do percentual de repasse às entidades de classe.
“Considero a implantação e o desempenho do CDER um avanço enorme para os profissionais, que passaram a ter acesso direto ao CREA-PR. Suas necessidades são transmitidas ao Conselho pelo colegiado de forma rápida e ágil, trazendo benefícios aos profissionais da Engenharia”, comentou o coordenador estadual, engenheiro civil Nivaldo Barbosa de Lima.
Em seguida, o Grupo definiu as diretrizes do período 2014/2015, que consistem na realização de uma campanha estadual para captação de novos sócios para as entidades de classe, contribuir com a ampliação dos convênios de engenharia pública, participar e contribuir com a Ação de Valorização das Engenharias no Setor Público e seguir com a atuação junto ao Corpo de Bombeiros. “Esta ação mostra a participação e contribuição efetiva dos profissionais. O mais importante agora é manter este canal de diálogo, principalmente da forma como ele foi construído, com a presença de profissionais especialistas de todo o Estado”, enalteceu o presidente Krüger.
Também na sexta-feira, o CDER definiu o planejamento do 40º Encontro Paranaense de Entidades de Classe (EPEC), que acontece em novembro deste ano, em Foz do Iguaçu. “Esta reunião foi extremamente importante para determinar o programa do EPEC, priorizando as entidades de classe para que tenham maior participação através das mesas redondas em temas que definem a sua consolidação”, disse o coordenador de cascavel, engenheiro agrônomo Marcos Roberto Marcon.
A reunião foi concluída com a apresentação de novos produtos e serviços desenvolvidos pelo CREA-PR com foco nas entidades de classe, como o Casa Fácil Online (que permite a inclusão da proposta de convênio por meio eletrônico, dando celeridade ao processo) e a ferramenta de Gestão de Bens Patrimoniais (para registro e catalogação dos bens da entidade).
“Traçamos aqui as principais bandeiras que serão defendidas pelo Colegiado até o ano que vem. Na próxima reunião, agendada para agosto, detalharemos as medidas para dar andamento a estas diretrizes”, explicou o gerente do Departamento de Relações Institucionais (DRI) do CREA-PR, administrador Claudemir Marcos Prattes.
A reunião foi acompanhada também pelos coordenadores de Apucarana, técnico modalidade elétrica Luiz Henrique da Cunha; de Curitiba, engenheiro op. modalidade eletrotécnica Flávio de Freitas Dinão (adjunto); de Guarapuava, engenheiro civil Gerson Luiz Boldrini; de Londrina, engenheiro civil Nilton Batista Prado; de Pato Branco, engenheiro agrônomo Ricardo Martyn Kaspreski e de Ponta Grossa, engenheiro civil Eugênio Márcio de Carvalho e Silva, além do diretor tesoureiro do CREA-PR, engenheiro civil André Luís Gonçalves, e do ouvidor Rolf Meyer.