UNIDADE DE NEGÓCIOS

Viasoft Connect Connect Week

CCVB e outras entidades aguardam retorno dos órgãos públicos quanto às reivindicações do setor

21 de maio de 2020


Entidades relacionadas aos setores de hospedagem, alimentos e bebidas, turismo, comércio e eventos de Curitiba e do Paraná seguem aguardando retorno do Governo do Estado e da Prefeitura de Curitiba com relação à uma carta de reivindicações entregue em 25 de março deste ano, no começo das medidas de isolamento social devido a pandemia da doença Covid-19.

O documento, assinado pela Fecomércio, Associação Brasileira de Empresas de Eventos Regional Paraná (ABEOC-PR), Curitiba e Região Convention & Visitors Bureau (CCVB), Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Paraná (ABiH-PR), Associação Brasileira das Agências de Viagens do Paraná (ABAVPR) e Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), apresentou o cenário econômico dos segmentos em questão, pedindo auxílio imediato aos governos do Estado do Paraná e do Município de Curitiba.

Como exemplo, o mercado de eventos, que movimenta toda a cadeia representada pelas entidades acima, estima prejuízos de R$ 80 bilhões em dois meses. O setor movimentou mais de R$ 936 Bi em 2019 e gera mais de 25 milhões de empregos. O setor hoteleiro, que vinha de três anos ruins e iniciou a recuperação em 2019, viu a ocupação despencar, com vários empreendimentos sendo obrigados a desativar suas unidades.

As entidades pedem à gestão pública urgência no atendimento dos pleitos feitos, tais como flexibilização no pagamento de insumos como energia elétrica, água e gás, de impostos como IPTU e ISS, além da premente necessidade de liberação de linhas de crédito.  Se nada for feito com a devida urgência que o assunto merece, muitas empresas fecharão e milhares de empregos serão perdidos, causando um grande prejuízo social, econômico e político.

Contato