Por ocasião da Páscoa, há um aumento natural da procura por restaurantes japoneses. Especializados em frutos do mar – a base da gastronomia nipônica – costumam atrair um fluxo maior de pessoas, que preferem fugir da cozinha neste período. Mas, de acordo com a nutricionista Monike Mileke, que trabalha na rede de restaurantes Sushiaki no Paraná e Santa Catarina, é importante incluir peixe no cardápio mais de uma vez por semana. “São inúmeros benefícios à saúde, como uma melhor qualidade de vida e menor probabilidade de desenvolver doenças. Peixes são ricos em aminoácidos essenciais que resultam no crescimento e manutenção de um corpo saudável, ferro, vitamina B12, cálcio e gorduras boas, como o ômega 3”, afirma. O ômega 3 não é produzido pelo organismo, sendo encontrado principalmente em alimentos como salmão ou atum.
O Sushiaki conta com restaurantes em Curitiba (PR), Blumenau (SC), Balneário Camboriú (SC), Joinville (SC) e São José (SC), que têm a supervisão da nutricionista na seleção dos ingredientes e origem dos produtos e montagem dos pratos, além do Paraná e Santa Catarina a rede também está localizada no Rio Grande do Sul. Conhecidos pela variedade do cardápio, em que mesclam pratos frios e quentes, os restaurantes da rede possuem um elevado nível de exigência quanto ao fornecedor, a qualidade do peixe, o armazenamento e a higiene dos funcionários. “O peixe cru é um alimento altamente perecível, por isso só pode ser consumido em locais confiáveis”, diz Monike. A nutricionista ainda explica que qualquer alimento que é submetido ao calor ocorre a perda de algum nutriente, mas o destaque no peixe é o teor de proteínas, gordura de boa qualidade e vitaminas lipossolúveis, por isso especificamente esta perda não é tão significativa.
De acordo com o proprietário das lojas Sushiaki, Ener Komagata, a seleção dos peixes para compor o cardápio é minuciosa. “Hoje utilizamos o atum, salmão, prego e tilápia, que são peixes ricos em proteína. Dentre os benefícios estão a prevenção de doenças cardiovasculares, a diminuição do colesterol, da ansiedade e a ativação da memória”, explica. Para Komagata, a Páscoa gera um aumento na procura, o que estimula as pessoas e novos consumidores a conhecer a variedade e a qualidade dos pratos dos restaurantes.
Sobre o Sushiaki – A rede de fast food Sushiaki iniciou as suas atividades em 2007, em um quiosque de conveniências no Shopping Curitiba, na capital paranaense. É especializada em culinária japonesa com atendimento exclusivo em shopping center e a proposta de atender com qualidade à praticidade do fast food. Atualmente, a rede conta com 20 lojas nos principais shoppings da região Sul, em São Paulo e no Rio de Janeiro. Mais informações: www.sushiaki.com.br.