UNIDADE DE NEGÓCIOS

Viasoft Connect Connect Week

Backup com proteção contínua de dados

10 de dezembro de 2010


CentralServer é um dos pioneiros na oferta do serviço no Brasil

 

Hoje em dia realizar o backup de arquivos e documentos digitais é rotina em grande parte das empresas. Apesar da precaução, ainda há espaço para ocorrer a perda de dados. Isso porque a maioria das ferramentas de backup não possui recursos para copiar os arquivos de maneira contínua. A lacuna entre a realização do último backup e o início do próximo pode resultar na perda irreparável de arquivos do computador.

Recentemente, foi criada uma tecnologia para atender esta necessidade, conhecida como “Proteção Contínua de Dados” (PCD). Com a PCD, o arquivamento dos dados acontece logo após a sua atualização, sem a necessidade de agendamento do backup. “Quando ocorre a perda de um arquivo, o primeiro pensamento geralmente é ‘em que estado estava o meu documento no momento do último backup?’. Algumas vezes, podem ter sido feitas diversas alterações posteriores que não estão presentes na cópia de segurança e precisarão ser refeitas. No caso de arquivos criados após o último backup, a situação é ainda mais complicada, pois não haverá nenhuma cópia para restauração”, explica Juliano Simões, Gerente de Tecnologia do CentralServer.

Para oferecer esta nova tecnologia ao mercado nacional, o CentralServer ampliou a capacidade do seu Data Center e se tornou um dos únicos provedores de backup online do Brasil a oferecer a PCD através do HotBackup Pro (www.hotbackup.com.br). A versão Pro do HotBackup apresenta outros recursos exclusivos, como o backup de vários computadores em uma mesma conta, arquivamento de dados excluídos por até 365 dias e possibilidade de cópia local dos arquivos. A administração é feita através de um portal web, com diferentes ferramentas disponíveis, como relatórios via e-mail, alerta para executar ativar o programa ao desligar o computador, alerta de backup não realizado por desconexão, filtro de arquivos por extensão e por padrões definidos pelo usuário.

Segurança empresarial

O HotBackup Pro fornece recursos que atendem às normas mais exigentes de segurança de dados. Além da PCD, o serviço permite manter duas cópias dos dados, uma local e outra no data center do CentralServer. Com isso, é possível agilizar as restaurações e, ao mesmo tempo, manter os arquivos remotos em um ambiente altamente seguro. “Os dados são criptografados e armazenados em servidores redundantes, com alta disponibilidade oferecida pela nossa infraestrutura, permitindo que haja a continuidade dos negócios mesmo em situações de catástrofe”, explica Simões.

O CentralServer

Há dez anos atuando nos segmentos de hospedagem de sites e Data Center, o CentralServer está associado à inovação e tecnologia. Com ações pioneiras no país, foi um dos primeiros provedores a lançar serviços de Cloud Computing e de backup online, com o produto denominado HotBackup. Mais informações: www.centralserver.com.br

Contato