Bacalhau é opção para ceias de final de ano

6 de dezembro de 2011


img_1107tratJá está disponível nas lojas da Casa da Azeitona e no Armazém Seu Luiz um dos ingredientes mais tradicionais das festas de final de ano, o bacalhau. Para quem quer adiantar as receitas, pode encontrar na rede de lojas os peixes Cod Fish, ou Gadus Morhua, e o Gadus Macrocephalus, os mais conhecidos para fazer o processo do bacalhau. A posta varia entre R$ 69 e R$95 reais, dependendo da espessura. “Muitas pessoas oferecem um peixe na ceia de Natal e Ano Novo, e o bacalhau é um dos mais procurados, principalmente por ser um prato de sabor incomparável”, explica o administrador da rede, João Ricardo Pavanello.

O Cod Gadus Morhua é o Legítimo Bacalhau ou Legítimo Porto, sendo pescado no Atlântico Norte e considerado o mais nobre de todos. Tem coloração palha e uniforme quando salgado e seco; quando cozido, desfaz-se em lascas claras e tenras. “Antigamente existia um prato típico feito com bacalhau na cidade do Porto, em Portugal. E é por isso uma das origens do nome”, conta Pavanello. Outro peixe da mesma espécie, mas pescado no mar do Canadá é o Gadus Macrocephalus, que também é usado para fazer bacalhau. Ambos têm as postas que saem em lascas, a cor da carne é branco palha e o sabor é muito parecido. A grande diferença é que um Morhua leva em torno de 15 anos para se tornar adulto e o Macro precisa de apenas cinco, por isso a produção do segundo é superior.

“Não oferecemos o produto se ele não tiver procedência e qualidade, e este é o nosso diferencial. Selecionamos caixa a caixa, peixe a peixe, e senão estiver no padrão da loja, não vendemos”, explica o administrador, que dá uma dica aos apreciadores do prato sobre o procedimento de preparação. “O processo de dessalga do bacalhau leva em torno de um dia e meio, por isso é bom que as pessoas se antecipem com o planejamento das receitas.” Mais informações: www.casadaazeitona.com.br

Curiosidade
A tradição do bacalhau tem forte identificação com a religiosidade e com a cultura do povo português, já que eles foram os primeiros a introduzir este costume na alimentação. A Igreja Católica, na época da Idade Média, mantinha um rigoroso calendário onde os cristãos deveriam obedecer aos dias de jejum, excluindo de sua dieta alimentar as carnes consideradas “quentes”. Como o bacalhau era uma comida “fria”, seu consumo era incentivado pelos comerciantes.

O rigoroso calendário de jejum foi aos poucos sendo desfeito, mas a tradição do bacalhau se mantém forte nos países de língua portuguesa, principalmente no Natal e na Páscoa, as datas mais expressivas da religião católica.

Serviço Casa da Azeitona
Matriz – Mercado Municipal Box 33/36 – av. 7 de Setembro, 1865
– Casa da Azeitona Iguaçu – Av. Iguaçu, 481
– Casa da Azeitona Bigorrilho – Al. Júlia da Costa, 1829
– Armazém Seu Luiz – Av. 7 de Setembro, 6131

Contato