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Antecipar o futuro e criar cenários de oportunidades. Como tornar e manter a empresa relevante

21 de dezembro de 2020


Zózimo de Souza Jr., Chapter Leader da Singularity University Curitiba, falou sobre como ser e continuar relevante num futuro ambíguo e incerto. “Estreitar o futuro, criando cenários de possibilidades e oportunidades direcionados a ações imediatas para o presente e entender os impactos possíveis e exponenciais antecipando tendências, e preparar os tomadores de decisão para as mudanças. A inovação e a disrupção estão diretamente relacionadas a tudo isso”, observou.

 

Em sua apresentação Zózimo que as organizações devem começar a procurar oportunidades futuras que antecipem as mudanças inevitáveis e a longo prazo. Também devem ter estratégias macro, meso e micro para modelar ecossistemas construindo todo um panorama de impactos nas áreas social tecnológica, econômica, ambientais e política.

 

Zózimo disse ainda que estreitar cenários que criem entendimento do que é possível ocorrer daqui pra frente no dia a dia organizacional, e construir formas de se tornar e se manter relevantes. Citou o cone das possibilidades como um recurso para desenhar cenários preferenciais, possíveis, plausíveis e prováveis.

 

Mostrou um “foresight framework” com cinco etapas (perspectivas, oportunidades, solução, time e visão) e ressaltou que as três primeiras fases têm como objetivo compor uma ideia, enquanto as duas últimas visam a construir condições para que a ideia cresça.

 

A seguir detalhou cada uma delas. A mostra como desenvolver uma visão longa e clara com base em padrões de história. A oportunidade explora novas oportunidades promissoras, e a solução cria um protótipo viável para modelar o ecossistema para negócio futuro. Por sua vez, o time se concentra no talento por trás de sua grande ideia e, por fim, se consolida uma visão concentrada em compor e comunicar a inovação, descoberta e disrupção que norteará todas as ações futuras. Também é necessário avaliar a maturidade da inovação. “Ver qual a prontidão do teu negócio em relação aos modelos, corrigir erros, ver se a liderança está mais atuante, buscar a excelência operacional para evitar retrabalhos. Estruturar essas formas de lidar com a criação de inovação baseado num cenário potencial”, pontuou.

 

Zózimo também disse que é necessário desenhar algumas práticas que tornem a empresa relevante, mais moderna, colaborativa. Entre elas citou a criação de cadeias digitais que possam interagir com outros ecossistemas.

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