UNIDADE DE NEGÓCIOS

Viasoft Connect Connect Week

Alunos e profissionais se reúnem em evento da ESIC Business & Marketing School

30 de março de 2011


 

 

Aconteceu no último dia 24 na Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), a formatura dos alunos de graduação e pós-graduação da ESIC Business & Marketing School e a entrega do 6° Prêmio ASTER Brasil. O evento é uma forma de aproximar os estudantes de profissionais e empresários reconhecidos no mercado de trabalho, com uma troca de experiências. O ASTER é uma referência na Espanha, onde acontece há 18 anos, em premiação empresarial e, no Brasil, premia os destaques do mercado paranaense nas categorias Trajetória Enpresarial, Trajetória Profissional, Empreendedorismo e Comunicação.

A abertura da cerimônia ficou por conta do diretor geral da ESIC em Curitiba, Isidro Córdova García, que relembrou um pouco da história da ESIC, fundada na Espanha em 1965, para atender a uma demanda da classe empresarial. “A ESIC surgiu a partir da necessidade dos empresários espanhóis em ter uma escola de negócios qualificada para preparar profissionais para suas empresas”, disse. García complementou com informações sobre a formação do aluno ESIC e a sua importância para o atual contexto econômico mundial. “Em momentos de crise, as empresas precisam de profissionais bem preparados, criativos e com uma formação técnica de qualidade. Os alunos da ESIC são assim, preparados para o mercado”, afirmou. A formatura de 2011 apresentou à sociedade as 11ª e 12ª turmas de graduação e a 6ª turma de pós-graduação.

Na sequência houve a fala do presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), Rodrigo Rocha Loures, que foi o paraninfo das turmas de graduação. Rocha Loures enfatizou a importância de uma formação voltada ao mercado e às empresas, incorporando as características de cada região. “É disso que o mundo precisa, escolas de negócios com a gênese da ESIC, construídas conforme as peculiaridades das localidades onde se encontram. Os profissionais devem procurar mudanças de percepção e manter uma relação estreita com o mercado, para gerar riquezas”, declarou. O paraninfo também abordou o projeto “Curitiba 2030”, que tem por objetivo redesenhar a cidade e desenvolver um ambiente propício à inovação.

6° Prêmio ASTER

Premiado na categoria Trajetória Empresarial, o Grupo Hubner foi representado pelo seu diretor corporativo, Felipe Hubner. O empresário elogiou a premiação e a sua metodologia, a partir da escolha feita por alunos e professores da ESIC e a seleção realizada por comissões compostas por profissionais do mercado. Hubner também comentou sobre o Grupo que comemora, em 2011, 30 anos de fundação, sendo um dos principais conglomerados do setor metal-metalúrgico do país. Na sequência, a gerente de comunicação institucional do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM), Carmem Murara, recebeu das mãos do coordenador de graduação e pós-graduação da ESIC, Alexandre Weiler, o prêmio na categoria Comunicação. A jornalista falou sobre a missão do Grupo, “de valorizar e desenvolver a nossa terra e a nossa gente, comprometido com as causas e o povo paranaense. O nosso business é propagar a notícia do Paraná em diferentes plataformas”.

O ASTER em Empreendedorismo foi entregue ao Grupo Casco, que atua nos segmentos de Comércio Exterior e Logística, desde 2005. Os empresários Paulo Ferreira, Thiago Burbela e Kléber de Souza Fontes receberam o prêmio e falaram sobre a honra de compartilhar o reconhecimento com grandes profissionais e empresas paranaenses. Graduado pela ESIC Business & Marketing School, Burbela enfatizou a formação qualificada da instituição. “Fui bem preparado para o mercado e sempre pude contar com a consultoria dos professores”, disse. Já Paulo Ferreira destacou reconhecimento do ASTER, “como uma honra para uma empresa tão nova já estar em meio a tantos empreendedores de sucesso”, afirmou. Na categoria Trajetória Profissional, o premiado foi o diretor-superintendente do SEBRAE-PR, Allan Marcelo Campos Costa que falou aos presentes sobre cinco fatores que os profissionais devem ter para serem bem sucedidos. “Primeiro, não tem almoço de graça, é preciso trabalhar duro, segundo, coerência, de nada adianta o discurso sem a credibilidade na prática. Depois, estudo,

nenhum investimento me deu mais dividendos que o estudo, não dá para ser um profissional de sucesso sem uma sólida formação. Em quarto, atitude, quem quer sempre encontra um caminho, quem não quer encontra uma desculpa. E, por fim, a diferença são as pessoas. Sempre contratem profissionais melhores que vocês”, encerrou.

Investigação e Pesquisa

Aos alunos da graduação também há uma premiação, denominada Investigação e Pesquisa, que avalia os projetos de conclusão de curso dos estudantes de Administração. Uma banca composta por professores selecionou como ganhador o projeto AASR – Grimpa’s Wood dos alunos Ariane Maria Messias de Souza, Andressa Meiriele de Souza, Rodrigo Klein e Samoel Nichele. A proposta foi criar um produto inovador em conjunto com o desenvolvimento sustentável e a preservação do meio ambiente, que é composto à base de grimpa e resina madeireira e pode ser utilizado na fabricação de artefatos de madeira. Segundo o projeto, o composto de madeira é transformado em chapas e a sua fabricação não implica na derrubada de árvores, pois a matéria prima (grimpa) cai naturalmente dos pinheiros. Assim, as empresas possuem mais uma opção de chapa para produzirem móveis e outros produtos, com um grande diferencial: a sustentabilidade.

O encerramento da cerimônia de formatura e Prêmio ASTER foi realizado pelo diretor geral da ESIC Valência, José Luis Munilla, que afirmou a importância da ESIC nos dois países (Espanha e Brasil), com a missão de capacitar os estudantes e torná-los profissionais competentes e reconhecidos no mercado. Munilla destacou o papel do Brasil como uma economia emergente no cenário mundial e que está escrevendo a história do futuro. E, para finalizar, deu conselhos valiosos aos recém formados, “sejam humildes, consegue-se mais com a humildade do que com a soberba. Sejam generosos, a honestidade e a confiança em nós mesmos só trazem benefícios. Sejam responsáveis, contribuam com o melhor de vocês para o mundo”, disse. Após a cerimônia os convidados puderam confraternizar em um coquetel na FIEP.

Contato