O projeto paisagístico Alphaville para o núcleo urbano de Brasília foi reconhecido com Menção Honrosa pelo IAB – SP
Projeto do escritório EKF Associados – Arquitetura de Exteriores, de autoria da arquiteta paisagista Evani Kuperman Franco e equipe para o Centro Comercial do Núcleo Urbano de Brasília, da Alphaville, recebeu Menção Honrosa do IAB-SP (Instituto dos Arquitetos do Brasil – Departamento de São Paulo), em concorrida cerimônia de premiação que ocorreu no dia 06 de novembro, nas dependências do Museu da Casa Brasileira, em São Paulo-SP. A conquista da premiação reforça os conceitos da companhia, que prepara um lançamento para Ponta Grossa (PR).
Dentre os quase 90 projetos inscritos em sete categorias, 17 deles foram premiados, sendo que na categoria Paisagismo, três Menções Honrosas foram atribuídas, uma das quais para o Projeto Alphaville Brasília, da Arquiteta Evani K. Franco e equipe.
O projeto, com previsão de início para março de 2013, pretende criar um boulevard amplo que ressalte as espécies nativas do cerrado. Além disso, o cuidado com meio ambiente é um dos pontos chave, sendo que todo o plano visa o baixo consumo de água – com pavimento ecológico e irrigação com água de reuso. Outro destaque é a cobertura verde do boulevard que pode ser considerada um “pulmão verde”.
“Criamos um projeto que promove o contato direto com a natureza e o fortalecimento da imagem do pedestre, que poderá usufruir de todas as áreas. O local será dedicado a convivência dos futuros moradores, sempre almejando proporcionar mais qualidade de vida”, ressalta a autora do projeto.
O envolvimento do pedestre com o boulevard, que terá um enorme espelho d’água no centro, é o grande trunfo do projeto. As pessoas terão acesso a diversas áreas de alimentação e espaços destinados ao bem-estar. Todas as vias serão traçadas para garantir que o pedestre se sobressaia durante o trajeto pelo empreendimento.
“O núcleo urbano de Brasília já obteve grande sucesso com o lançamento de suas duas primeiras fases. Agora, temos mais essa alegria. É com muita felicidade que recebemos a menção honrosa da IAB/SP. O nosso empreendimento pretende garantir que os futuros moradores tenham qualidade de vida e contato com o meio ambiente”, finaliza o diretor Comercial e Novos Negócios da Alphaville, Fábio Valle.
Prêmio IAB – Departamento de São Paulo
Criada em 1968, a premiação do IAB/SP acontece a cada dois anos, alternando-se com a Bienal Internacional de Arquitetura. A premiação tem como objetivo agraciar projetos arquitetônicos que mais se destacaram no biênio, conferindo-lhes menções honrosas e prêmios, reconhecendo sua qualidade técnica, estética, de sustentabilidade e conforto ambiental.
Alphaville
Com cerca de 40 anos de atuação, a Alphaville leva a todo o Brasil uma proposta exclusiva de planejamento urbano, por meio do desenvolvimento de empreendimentos horizontais que conciliam preservação ambiental, planejamento urbano, infraestrutura altamente qualificada e o comprometimento com a sociedade. Tudo para atender às expectativas de um público exigente, que busca não apenas uma opção de moradia de alto padrão, mas a conquista de um estilo de vida para si próprio e sua família, que integre conforto, segurança, lazer, opções de consumo e educação, além de muitas outras aspirações particulares. A Alphaville possui 75 empreendimentos já lançados em 21 estados do Brasil e Distrito Federal, que representam mais de 60 milhões de metros quadrados urbanizados.