A Associação dos Engenheiros Químicos do Paraná – AEQP será uma das entidades de classe que, pela primeira vez, participará do Prêmio Crea de Qualidade – PCQ, que está em seu sétimo ciclo. A iniciativa reconhece as organizações profissionais que comprovem alto desempenho em relação ao modelo de gestão, atuação junto ao Sistema CONFEA/CREA, qualificação e ética profissional, ambiente associativo, políticas públicas, comunicação, liderança, responsabilidade administrativa e social, sustentabilidade e cidadania. A premiação aos vencedores do VII Ciclo do PCQ será entregue em novembro, no município de Foz do Iguaçu.
A AEQP, fundada em 1950, encontra-se em plena fase de reestruturação para enfrentar novos desafios. O presidente da associação, engenheiro químico Claudio Luiz Geromel Barretto, destaca que é evidente o avanço da importância da engenharia química no contexto de toda a sociedade. “Isso nos leva às novas realidades nas áreas de manipulação da matéria prima via ciclo de vida dos produtos, de segurança alimentar, proteção global do ambiente e a sustentabilidade”.
Nesta nova fase de reestruturação, as atribuições e responsabilidades da AEQP requerem formação continuada dos profissionais, por meio da realização de cursos, seminários, congressos, simpósios, palestras e visitas técnicas. “Portanto, a AEQP irá atuar fundamentalmente na busca e difusão de novas tecnologias, que venham contribuir para a prosperidade e vida saudável”, coloca Barretto.
Com respeito ao PCQ, Barretto ressalta que “estamos iniciando pela primeira vez a nossa participação, portanto, como aprendizes neste programa de excelência do CREA-PR, com a certeza de muito em breve apresentar nossos desafios de maneira concreta e objetiva”.
PCQ
O Prêmio Crea de Qualidade – PCQ é um reconhecimento à evolução e o desenvolvimento das gestões das organizações profissionais ligadas ao sistema CONFEA/CREA no Paraná. Tem como finalidades estimular o aperfeiçoamento e desenvolvimento da qualidade nas gestões das organizações; fomentar o desenvolvimento cultural, político, científico, tecnológico, econômico e social das organizações e de seus profissionais associados; levar às organizações profissionais um referencial para a melhoria contínua dos processos; reconhecimento institucional e público a excelência da qualidade da gestão conquistada pela organização; divulgar as boas práticas de gestão desenvolvidas pelas organizações; e servir de instrumento ao processo de fortalecimento das organizações profissionais.
Inscritas
Já se inscreveram para o VII Ciclo do PCQ as seguintes entidades de classe: AEAC, AREAC, AEATO, AEFI, AREA, AEAT, APEAG, AEQPR, ABENC, AEMPAR, Senge, IEP, AEPR, FEAP, AEASJP, AEARN, AEACL, APEAM, ABEC, AGEPAR, APES, APEE, dentre outras.