O último encontro dos patrocinadores de gestão da ABRH-PR deste ano aconteceu nesta quarta-feira (26), na sede do escritório Lima Lopes & Cordella Advogados Associados, em Curitiba. A iniciativa de promover eventos com os patrocinadores iniciou na atual gestão e é realizada trimestralmente, sempre com a participação da diretoria executiva da Associação.
Participaram da reunião: Claudia Moreira e Marcelo João (Unimed Curitiba), Penélope White (Long Vision), Ney Queiroz (Green Digital), Tânia Cardozo, Louise Mello e Francieli Moreira (IT4CIO), Lucyanna Lima Lopes e Adelmo Schuindt Junior (Lima Lopes & Cordella Advogados Associados), Marcelo Blatislav (Cooper Card), Gilmar Andrade (Universidade Positivo), Osmar Correa (Softcine), Maria Heloisa Cecco de Matos (Gazeta do Povo), Flavio Charles (Exal – Excelência em Alimentação). Da ABRH-PR estiveram presentes a presidente, Susane Zanetti, o vice-presidente, Rodrigo Titon, o vice-presidente financeiro, Paulo Moacir, o diretor de Tecnologia, Ariel Silva, e a representante da equipe tática, Francieli Claro.
O evento foi marcado por uma palestra do sócio da Saphari Agência de Estratégia, o professor Ricardo Pereira, que abordou o tema “Brasil – Confia em mim. Cenário para 2017 e as barreiras que impedem as empresas de inovar e irem para longe da crise”. Ele traçou um panorama da economia mundial desde a década de 1980 até os dias atuais, mostrando quais foram os cenários para que o Brasil entrasse nessa grave recessão econômica.
A crise passa por fatores externos e internos, como o crescimento dos BRICS, alavancado pela China, e o modelo de desenvolvimento adotado pelo país nos últimos anos – baseado no consumo. Pereira também apresentou gráficos da projeção estabelecida pelo Banco Central e a realidade da economia, comprovando que há uma diferença razoável.
Para ele, a recuperação depende de fatores econômicos e políticos, mas também das pessoas. “A mudança pode ser rápida, mas depende da confiança dos brasileiros. Este é o momento de restaurar a confiança no país”.
Na segunda parte da palestra, ele falou sobre as oportunidades do Brasil, que envolvem as áreas do Agronegócio, Turismo, Alimentação, entre outras. E que elas dependem de um fator fundamental: a inovação. Além da busca por novas ideias e tecnologias, na visão do professor, é necessário mudar a cultura brasileira, em elementos como a aversão à perda, a resistência à mudança, o efeito posse, o viés de curto prazo, o efeito “manada” (quando as pessoas agem sem pensar, copiando os comportamentos alheios), entre outros. “O Brasil deveria estar puxando a marola e não acompanhando a marola”, finalizou.
Para encerrar o evento, o vice-presidente da ABRH-PR, Rodrigo Titon, convidou aos patrocinadores a falarem sobre suas expectativas para a atuação da entidade em 2017 e sobre o modelo dessas reuniões no próximo ano. Em fevereiro a ABRH-PR retomará os encontros.
Os patrocinadores de gestão da ABRH-PR são: Klabin, Unimed Curitiba, Nex, Softcine, Gazeta do Povo, Lima Lopes & Cordella, Rádio CBN, Winov, Embrasil, Universidade Positivo, Exal – Excelência em Alimentos, Long Vision, Previsc, IT4CIO, Green Digital e Cooper Card.