
Iniciou em Curitiba nesta terça-feira (28) o Data Science Summit 2025 (DSS25), um dos principais eventos do país voltados ao impacto da ciência de dados nos setores governamental, empresarial, industrial, educacional, da saúde, dos agronegócios e jurídico. O encontro, que segue até sexta-feira (31), acontece na sede do Instituto de Engenharia do Paraná (IEP) e promete uma imersão completa no universo do Big Data e da Inteligência Artificial.
Realizado desde 2018, o DSS tem como objetivo conectar os principais atores e profissionais de destaque do cenário tecnológico, promovendo debates sobre técnicas inovadoras e essenciais na análise e aplicação estratégica de dados. “O evento se consolidou como um elo fundamental entre gestores públicos e privados, pesquisadores e profissionais que lidam diariamente com grandes volumes de informações e precisam tomar decisões em cenários cada vez mais complexos e dinâmicos”, explica o organizador, Alessandro Binhara.
A edição de 2025 é uma realização conjunta do Governo do Estado do Paraná, do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), da Paraná Tecnologia, da Profissionais Consultoria, do Instituto de Engenharia do Paraná (IEP) e da Azuris.
Com uma programação robusta, o DSS25 reúne 120 palestras, 98 palestrantes, 14 workshops e 9 mesas-redondas. As atividades serão conduzidas por grandes nomes da tecnologia nacional, reconhecidos especialistas em Data Science e Inteligência Artificial, que compartilharão experiências e soluções aplicáveis aos desafios contemporâneos. Entre os temas centrais estão IA generativa, responsabilidade e ética na construção de soluções de IA, decisões mais rápidas com inteligência artificial, cidades inteligentes e indústria 4.0, entre outros tópicos estratégicos para o avanço dos ecossistemas de inovação.
“Instituto centenário, o IEP mantem-se fiel à sua tradição de excelência, sem jamais perder o olhar voltado para o futuro, o que está em plena sintonia com a temática deste evento, que celebra a inovação, o conhecimento e o avanço científico”, deu as boas-vindas o Diretor Técnico do IEP, Eng. Civil Luiz Henrique Felipe Olavo, representando o Presidente da entidade, Eng. Eletricista Nelson Luiz Gomez.
“É com profunda alegria e inabalável convicção no imenso poder transformador da ciência que reconhecemos o papel visionário de todos que integram este centro de inovação, o IEP. Vivemos um tempo de profunda remodelação tecnológica, no qual a ciência de dados impulsiona a sociedade rumo a novos horizontes. Sobre esses pilares, conhecimento, inovação e compromisso com o desenvolvimento, construiremos o futuro, assegurando a soberania, a saúde e as oportunidades que o nosso país merece, fortalecendo, assim, o progresso nacional”, enunciou o Diretor de Tecnologia e Inovação do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), Lanes Randal Prates Marques, representando o Presidente do TECPAR, Eduardo Marafon.
“Pensar no nosso Estado é reconhecer um Paraná em plena transformação, que neste primeiro semestre apresentou crescimento do PIB mais de três vezes superior ao do Brasil. Com vocação agrícola consolidada e destacando-se como a terceira maior indústria de transformação do país, o Paraná demonstra sua força produtiva e sua capacidade de inovação. Hoje, cerca de 50% das cooperativas já atuam como agroindústrias, evidenciando um setor imerso em tecnologia, modernização e desenvolvimento sustentável”, lembrou o Deputado Estadual Fábio de Oliveira, representando a Assembleia Legislativa do Paraná.
Concluindo a solenidade de abertura do DSS 2025, Dario Paixão, presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação (representando o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel), afirmou que inovação em debate no evento reflete a transformação positiva que a cidade vivencia. “Curitiba está se consolidando com programas e iniciativas que reforçam seu compromisso com a formação de lideranças e com o fortalecimento do ecossistema inovador. Em um cenário onde nos consolidamos como cidade inteligente e referência nacional, este evento se destaca ao colocar a temática da inovação e da tecnologia como propulsores do futuro”, encerrou.
Após a solenidade, uma mesa técnica abordou temas como cybersegurança, ciência de dados e inovação, composta por Michela Scupino (Diretora de Operações Tecnológicas LACTEC), Itamir Viola (Chairman do Grupo Viasoft), Fabiano Scheer Hainosz (representando Fabiane Franciscone, Diretora Regional SENAI Paraná), e José Maurino (Secretário Executivo SEPARTEC), com mediação de Gustavo Comeli, (Executivo do Hub GovTech PR).