UNIDADE DE NEGÓCIOS

Viasoft Connect Connect Week

A Ortodontia e a Cirurgia Ortognática

31 de agosto de 2009


 

 

A Ortodontia é uma área específica da Odontologia que trabalha com as más  posições dentárias (dentes tortos), possibilitando grandes melhorias estéticas e funcionais dos pacientes. Há situações, entretanto, que apresentam além de dentes tortos, problemas estruturais esqueléticos que ocasionam deformidades faciais severas. Estas desarmonias  são alterações nas bases ósseas (maxilares), como por exemplo, uma mandíbula muito grande ou pequena demais, o rosto muito longo ou muito curto. O que mais chama a atenção nestes casos é a estética da face , porém tais pacientes apresentam também  dificuldades funcionais na alimentação, respiração, fonação e na articulação.

Para resolver este problema o paciente tem a oportunidade de realizar  um tratamento combinado entre a Ortodontia e a Cirurgia Ortognática, que se divide basicamente em três fases: Preparo Ortodôntico (nesta fase, o paciente inicia o tratamento com aparelho para alinhar os dentes, que dura aproximadamente um ano e meio, variando de acordo com a severidade do caso); Fase Cirúrgica (já com os dentes em posições adequadas, o especialista opera o paciente, colocando as bases ósseas na posição correta) e Finalização Ortodôntica (oacabamento, em que são feitos os ajustes finais nas posições dentárias).

Pelo exposto observa-se a  importância de procurar profissionais capacitados, com titulação apropriada e muito experientes. Os benefícios deste tratamento são: acentuada melhora estética, harmonia na relação facial, as funções da face são melhoradas, como mastigação, respiração e fonação e os dentes bem posicionados se encaixam perfeitamente

Após o tratamento os pacientes relatam que sua vida mudou muito. Atividades que parecem simples para quem tem uma mordida adequada, como comer um churrasco ou tomar um copo de água, são difíceis para quem tem desarmonias estruturais. Talvez o maior impacto aconteça em relação à auto-estima, uma vez que os maxilares e os dentes se encontram no centro da face, e é através da face que nós exteriorizamos quem somos.

 

  • Marco Antonio L. Feres , Professor Associado Doutor, Responsável pela Disciplina de Ortodontia, Universidade Federal do Paraná , em Curitiba/PR
  • Renata Feres , Especialista e Mestre em Ortodontia. Curitiba, PR
Contato